O currículo de formação no ensino superior de música em Portugal: perspetivas teóricas e dados de um estudo empírico

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Vivianne Lopes
Maria do Céu Roldão

Resumo

A investigação disponível sobre o currículo de formação de professores tem sido relativamente abundante no âmbito das discussões teóricas educacionais. Neste artigo contudo, percorre-se a revisão de literatura produzida nas áreas da formação e do currículo, problematizando a sua análise também em torno da representação que nos devolve sobre os reflexos do currículo no processo de formação de novos profissionais no contexto do ensino superior de música em Portugal. Qual é a função do professor na organização do trabalho de ensinar e no currículo de formação dos seus alunos? Quais as conceções mais visíveis sobre a natureza, construção e uso do conhecimento necessários ao seu exercício? Os traços dominantes resultantes do confronto destas revisões com o estudo empírico realizado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação desenvolvido na Universidade Católica Portuguesa apontam para a necessidade de construção de linhas reflexivas sobre o currículo de formação de professores e alunos, englobando-se neste sentido uma visão mais alargada sobre os conceitos associados à natureza da função e do saber do professor como agente de formação.

Palavras-chave: Currículo, Formação, Ensino superior de música

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