A profissionalidade docente para a educação básica de qualidade social

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Adriane de Lima Penteado
https://orcid.org/0000-0002-2436-6766

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os traços constitutivos da profissionalidade docente para efetivação da qualidade social da educação básica. A pesquisa, cujo enquadramento teórico situa-se na abordagem qualitativa, com referencial teórico dialético, utiliza como metodologia de análise de dados empíricos a Abordagem do Ciclo de Políticas, de Stephen Ball (1992). A pesquisa empírica foi realizada via participação, por meio de questionários, de 242 bolsistas de Coordenação de Área, Supervisão e Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho de tese do doutorado em educação permitiu concluir que a profissionalidade para a qualidade social da educação básica requer o exercício cotidiano do diálogo entre a teoria e a prática, no qual os conhecimentos científicos, pedagógicos e tecnológicos sejam intencionalmente promovidos como via do exercício docente, convivência e apoio profissional entre professores mais experientes com os iniciantes. Assim, os pressupostos das políticas de formação de professores devem assegurar a valorização profissional e a garantia de uma escola justa para todos, sem ceder lugar à concepção de educação mercantil, na qual preponderam os resultados qualitativos, parametrizados por índices de desempenho.

Palavras-chave: Educação básica, Políticas educacionais, Profissionalidade docente, Qualidade social

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