10 anos do Programa de Iniciação à Docência PIBID: a trajetória de uma política educacional brasileira

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Carla Patrícia Quintanilha Corrêa
https://orcid.org/0000-0001-9934-8151

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a trajetória de desenvolvimento de um dos mais notáveis programas voltados à formação docente no cenário brasileiro atual: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Criado em 2007, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PIBID completou 10 anos de existência, e as pesquisas de Bernardete Gatti e colaboradores (2014) e de Marli André (2017) apontam suas contribuições na formação inicial e continuada de professores, na aproximação entre universidade e escola de educação básica, na reestruturação curricular de muitos cursos de licenciatura, na adoção de metodologias inovadoras em muitas escolas e na permanência dos egressos do programa na docência da rede pública de ensino. A fim de apresentar a trajetória do PIBID, inicialmente aborda-se sua concepção pedagógica e um breve histórico do seu surgimento e crescimento e de suas normas de operacionalização. A seguir, o processo de dificuldades enfrentado pelo PIBID é analisado, bem como as perspectivas que se apresentam com a remodelação do programa, abrindo um horizonte de incertezas diante dos rumos do PIBID na atualidade.

Palavras-chave: PIBID, Política educacional, Formação docente

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