A importância da Glíptica

Main Article Content

Graça Cravinho

Resumo

Pretende‑se analisar algumas peças glípticas encontradas no actual território português (cujo âmbito cronológico se situa entre os Sécs. II a.C. e o VII d.C.), salientando a sua importância para o conhecimento do nível artístico e téc­nico dos povos que as terão usado (como objectos de adorno ou utilitários) e a reconstituição de aspectos essenciais da sua vida, cultura e crenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Breglia, L. (1941), Catalogo delle Oreficerie del Museo Nazionale di Napoli. Roma.

Casal Garcia, R. (1991), Colección de Glíptica del Museo Arqueológico Nacional (serie de entalles romanos), vols. I‑II. Dirección General de los Museos Estatales. Madrid.

Cid Priego, C. (1986‑1989), "Gemas romanas antiguas decoradas de la "Cruz de los Angeles" de Oviedo". Empuries, 48‑50, I. Barcelona.

Cravinho, G. (1997‑1998), “A Colecção de Glíptica da Biblioteca Nacional”, LEITURAS, nº 2, pp. 169‑180. Lisboa.

Cravinho, G. (2000), “Introdução ao estudo da Glíptica Romana”. Arqueologia, 25. GEAP (Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto). Porto.

Cravinho, G. (2004), “O Mais Antigo Vestígio Judaico na Península Ibérica”. Cadernos de Estudos Sefarditas, nº 4, pp. 233‑242. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa.

Cravinho, G. e Amorai‑Stark, S. (2006), “A Jewish Intaglio from Roman Ammaia, Lusitania”. Liber Annuus, LVI, pp. 521‑546. Studium Biblicum Franciscanum. Jerusalém. https://doi.org/10.1484/j.la.2.303657

Delatte, A. e Derchain, Ph. (1964), Les Intailles Magiques Gréco‑Égyptiennes. Paris.

Dimitrova Milceva, A. (1980), Antike Gemmen und Kameen aus Archäologischen Nattional¬museum in Sofia. Sofia.

Fossing, P. (1929), The Thorvaldsen Museum – Catalogue of the Antique Engraved Gems and Cameos. Copenhagen.

Gesztelyi, T. (2000), Antike Gemmen im Ungarischen Nationalmuseum. Catalogi Musei Natio¬nalis Hungarici. Series Archaeologica III. Budapeste.

Gramatopol, M. (1974), "Les pierres gravées du Cabinet Numismatique de l’Académie Rou¬maine". Latomus, vol. 138. Brussels.

Guiraud, H. (1988), “Intailles et Camées de l’ Époque Romaine en Gaule (Territoire Fran¬çais)”. 48th suplement of Gallia. Ed. CNRS, Paris.

Guiraud, H. (2008), “Intailles et Camées de l’ Époque Romaine en Gaule (Territoire Fran¬çais)”. 48th suplement of Gallia (vol. II). Ed. CNRS, Paris.

Hamburger, A. (1968), “Gems from Caesarea Maritima”. ‘Atiqot’ (english series), vol. VIII, pp. 1 38. Jerusalem.

Henig, M. (1974), Corpus of Roman Engraved Gemstones from British Sites. B.A.R. 8 (II), Oxford.

Henig, M. (1994), Classical Gems. Ancient and Modern Intaglios and Cameos in the Fit¬zwilliam Museum, Cambridge. Cambridge University Press.

Henig, M. e Whiting, M. (1987), Engraved Gems from Gadara in Jordan – The Sa’d Collection of Intaglios and Cameos. Oxford University Committee for Archaeology, No. 6. Oxford.

Henig, M. e Macgregor, A. (2004), Catalogue of the Engraved Gems and Finger Rings in the Ashmolean Museum. II Roman. Studies in Gems and Jewellery. BAR International Series 1332. Oxford.

Krug, A. (1980), “Antike Gemmen im Römisch Germanischen Museum Köln”. Bericht der Römisch Germanischen Kommission, 61, pp. 151 260, est. 64 137.

Maaskant Kleibrink, M. (1978), Catalogue of the Engraved Gems in the Royal Coin Cabinet – The Hague. The Greek, Etruscan and Roman Collections. The Haghe.

Mandel Elzinga, U. (1985), “Eine Gemmensammlung aus Alexandria im Akademischen Kunstmuseum der Universität Bonn”. Bonner Jahrbucher, vol. 185, pp. 243 298.

Mandrioli, A. (1987), La Collezione di Gemme del Museo Civico Archaeologico di Bologna. Comune di Bologna. Bologna.

Pannuti, U. (1994), Museo Archaeologico Nazionale di Napoli. La Collezione Glittica, vol. II. Roma.

Ponte, S. (1995), “Colecção Bustorff Silva – Núcleo de época romana: Objectos de Adorno”. Um Gosto Privado, Um Olhar Público. Museu Nacional de Arqueologia e Instituto Português de Museus. Lisboa.

Rei, António. 2005. “O Gharb al Andalus em dois geógrafos árabes do século VII/XIII: Yâqût al Hamâwî e Ibn Sa.îd al Maghribî”. Medievalista online, 1. Instituto de Estudos Medie¬vais. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa.

Richter, G. (1956), Catalogue of Engraved Gems, Greek, Etruscan and Roman. Metropolitan Museum of Art. New York. L’ ERMA, Roma.

Sagrera, M. (1974), “La Gliptica en la Antigüedad”, Boletín de la Asociación Española de Amigos de la Arqueología.

Sena Chiesa, G. (1966), Gemme del Museo Nazionale di Aquileia. Padova.

Sena Chiesa, G. (1978), "Gemme di Luni". Archaelogica 4. Roma.

Spier, J. (1992), Ancient Gems and Finger Rings. Catalogue of the Collections. The J. Paul Getty Museum. Malibu.

Wagner, C. e Boardman, J. (2003), A Collection of Classical and Eastern Intaglios, Rings and Cameos (Studies in Gems and Jewellery). Oxford.

Walters, H. B. (1926), Catalogue of the Engraved Gems and Cameos in the British Museum. London.

Wachsmann, Shelley et allii (2009), “The Palaeo Environmental Contexts of Three Possible Phoenician Anchorages in Portugal”. The International Journal of Nautical Archaeology, pp. 1 33. Oxford – Malden.

Zazoff, P. et allii (1970), Antike Gemmen in Deutschen Sammlungen. Band III. Wiesbaden.

Zazoff, P. et allii (1975), Antike Gemmen in Deutschen Sammlungen. Band IV. Wiesbaden.

Zwierlein Diehl, E. (1969), Antike Gemmen in Deutschen Sammlungen. Band II. München.

Zwierlein Diehl, E. (1991), Die Antiken Gemmen des Kunsthistorischen Museums in Wien. vol. III. Munique.