Ser doutor em enfermagem: um percurso a partilhar

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Tânia dos Santos Afonso
http://orcid.org/0000-0002-6015-6555
Lurdes Martins
https://orcid.org/0000-0002-5318-3184
Manuel Luís Capelas
https://orcid.org/0000-0002-8993-6854

Resumo

Introdução: Quando se aborda a perspetiva de um doutoramento em Enfermagem é frequente a ideia de que tal representa a aspiração a uma mudança de carreira ou o início de uma vida profissional na academia. Simultaneamente, subsiste o desconhecimento, a ideia de que esta formação se dirige apenas a enfermeiros-chefes ou diretores, a falta de acessibilidade e mesmo a noção de distanciamento do que é a realidade dos contextos de cuidados. Objetivos: Apresentar a análise crítica e reflexiva do percurso de desenvolvimento de um doutorando em Enfermagem, contemplando questões frequentes e estratégias para uma concretização bem-sucedida. Promover a consideração desta opção por cada vez mais enfermeiros. Materiais e Métodos: A reflexão crítica sobre o percurso de desenvolvimento de um doutorando em Enfermagem aliada a uma breve revisão narrativa da literatura. Contemplam-se questões reunidas sobre o doutoramento, assim como estratégias para o sucesso na sua concretização. Resultados: A perceção dum doutoramento como um processo de transição ao longo do curso, contando que sobre o mesmo se enunciam um conjunto de sete questões/dificuldades e estratégias categorizadas em: organização, disciplina, curiosidade, resiliência, escrita, estratégia, motivação ou recompensa e divulgação. Destaque para a conceção de que a participação na mudança e na liderança em Enfermagem, a que se projeta na obtenção  de resultados nos cuidados de enfermagem, é um elemento intrínseco ao título de Doutor em Enfermagem. Ser hoje Doutor em Enfermagem representa a evolução esperada da ciência de Enfermagem com o seu corpo próprio de conhecimentos, em criação de novos líderes e, acima de tudo, o contributo para o desenvolvimento dos sistemas de saúde. Conclusões: Esta análise possibilitou uma reflexão preponderante sobre os elementos facilitadores e inibidores da frequência e conclusão de um doutoramento em Enfermagem. Reforça, acima de tudo, este como um passo de crescente importância nos ganhos de competência, decisão e liderança dos enfermeiros no contexto de reforma da saúde.


 

Palavras-chave: Educação, Enfermagem, Diplomado

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