A revista Cadernos de Saúde é uma revista científica nacional de circulação internacional, peer reviewed, com publicação semestral, propriedade do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, editada pela Universidade Católica Editora, e autofinanciada pelo orçamento próprio do ICS-UCP.

Dirige-se a estudantes, investigadores, outros profissionais da área das Ciências da Saúde, e tem como missão divulgar conhecimento científico produzido na área, com impacto nos cuidados de saúde e no desenvolvimento científico.

Segue as orientações dos “Requisitos Uniformes para Apresentação de Manuscritos e Revistas Médicas” do ICMJE (“Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (ICMJE Recommendations)), conhecidas como Normas de Vancouver.

A prática de investigação e redação de artigos baseada em fortes valores e pilares éticos é condição nuclear para a publicação nos CS. Deste modo, é imperativo que os autores sigam as políticas de proteção dos participantes em investigação do ICMJE, bem como o Code of Ethics of the World Medical Association para estudos que envolvam seres humanos (Declaração de Helsínquia) e investigação em bases de dados em saúde (Declaração de Taipei).

Os artigos que reportem estudos em animais, devem sempre respeitar as recomendações Consensus Author Guidelines on Animal Ethics and Welfare for Editors da International Association of Veterinary Editors. A iniciação do processo de avaliação e publicação só será realizada se existir prova de que foram respeitadas as diretrizes nacionais e/ou internacionais para a proteção e tratamento humanizado dos animais, e que o estudo foi aprovado por Comissão de Ética competente.

A revista compromete-se a cumprir a Lei n.º 78/2015, de 29/07.