Tarefas de treino de funções executivas em grupos focais de adolescentes entre 15 e 19 anos.

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Jorge Miguel Amorim
http://orcid.org/0000-0002-5357-2884

Resumo

Introdução: Os treinos de funções executivas em adolescentes têm evidência promissora de influenciar positivamente o sucesso escolar. Perante uma lacuna na literatura existente sobre as intervenções nesta população e a importância das funções executivas na vida escolar optámos por realizar o presente estudo. Objetivos: O nosso objetivo é conhecer e recolher impressões dos adolescentes sobre o tema, a duração das sessões, o tipo de atividade (digital versus não digital) e os diferentes paradigmas das tarefas.Materiais e métodos: O estudo foi conduzido através de três sessões com mostra de tarefas de estímulo de funções execu-tivas e recorrendo à metodologia de grupo focal. A mostra incluiu uma sessão de comunicação de ciência, uma sequência de atividades digitais e não-digitais e discussão final. Os dados foram recolhidos através de observações diretas dos grupos focais e questionários de feedback, que foram analisados para extrair insights sobre a experiência dos participantes sobre as tarefas apresentadas. Participaram 18 alunos do secundário (11 rapazes e 7 raparigas), com idades entre os 15 e os 19 anos (média de idades igual a 16,00 e desvio-padrão 1,08), a frequentar o 10.º e o 11.º anos de escolaridade numa escola secundária da região do Alto Alentejo (Portugal). Resultados: Os resultados indicaram uma resposta positiva geral às sessões, com os participantes a demonstrar interesse nas funções executivas. Observou-se que a duração das sessões foi percecionada como adequada e que a estrutura das sessões funcionou eficazmente, houve uma relação adequada com as tarefas digitais e não-digitais. Recolheu-se a sugestão de as tarefas serem feitas em isolamento para menor ruído. Conclusões: Este estudo permitiu testar a estrutura de sessão, aplicação de tarefas e recolha das perceções dos participantes, sendo um contributo importante para o projeto onde se insere. Os resultados sugerem a importânica do contexto que envolve as atividades, a importância de incorporar comunicação de ciência e de estabelecer uma ponte mais direta com o uso de funções executivas no contexto escolar. Foi registada a necessidade de um design cuidado na estrutura das sessões, visando promover uma experiência mais equilibrada e benéfica para os participantes.

Palavras-chave: Funções Executivas, Treino, Adolescentes, Grupos Focais, Sucesso Académico

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