O marketing das cidades

Main Article Content

Clarinda da Costa Almeida

Resumo

O Marketing das Cidades, é uma área de aplicação do Marketing, com crescente importância para o desenvolvimento e crescimento de cidades, regiões, países, no limite de qualquer lugar. É o processo de gestão que é desenvolvido nas cidades para atender à satisfação das necessidades e desejos de indivíduos e organizações. Assim pretende-se, neste artigo, descrever e analisar o uso e a importância das ferramentas de marketing no desenvolvimento das cidades, através da elaboração de um modelo para posterior aplicação na análise do marketing de cada cidade. The Marketing of Cities consists in a marketing application field with growing importance for the development and growth of cities, regions, countries, wherever they are located. It is the management process developed in cities in order to fulfil the needs and desires of the individuals as well as organizations. Therefore, this paper is aimed at describing and analysing the use and importance of marketing tools in the development of cities by a model that will be later applied in the marketing analysis of each city.

Palavras-chave: Marketing das cidades, Desenvolvimento das cidades, Planeamento estratégico, Factores de marketing, Actores de marketing, Mercados-alvo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acselrad, Henri, (2001), “Sentidos da Sustentabilidade Urbana”, in A duração das Cidades: Sustentabilidade e Risco nas Políticas Urbanas, DP&A Editora, Rio de Janeiro.

Amaral, Diogo Freitas, (1999), “Curso de Direito Administrativo”, 2ª Edição, Livraria Almedina, Coimbra, Vol. I.

Antunes, José Eiras, (2002), “As Cidades também Precisam de Marketing”, Marketeer, Maio, pp. 86-87.

Cardoso, Albérico, (2003), “A Importância das Cidades”, Gente & Viagens, Abril, p.3.

Correia, Miguel, (2003), “As Cidades Estão Numa Encruzilhada”, Municípios & Regiões de Portugal, Maio, pp. 17-21.

European Marketing Confederation, (1998), “Enciclopédia Internacional de Marketing”, Porto Editora, Porto.

Garofoli, Gioacchino, (2002), “Local Development in Europe – Theoretical Models and International Comparisons”, European Urban and Regional Studies, March, pp. 225-239. https://doi.org/10.1177/096977640200900303

I.N.E., (2002), “Censos 2001: Resultados Definitivos – Centro, XIV Recenseamento Geral da População, IV Recenseamento Geral da Habitação”, Lisboa, Vol. III.

Kanter, Rosabeth Moss, (1995), “World Class-Thriving Locally in the Global Economy”, Prentice-Hall.

Kanter, Rosabeth Moss, (1996), “A Vantagem Competitiva das Cidades”, Executive Digest, Janeiro, pp. 52-59.

Kotler, Philip, Armstrong, Gary, (1980), “Principles of Marketing”, Prentice-Hall, New Jersey.

Kotler, Philip, Asplund, Christer, Rein, Irving, Haider, Donald, (1999), “Marketing Places Europe, How to Attract Investments, Industries, Residents and Visitors to Cities, Communities, Regions and Nations in Europe” Prentice Hall, London.

Kotler, Philip, Bowen, John, Makens, James, (1999), “Marketing for Hospitality and Tourism”, 2ª Edição, Prentice Hall.

Kotler, Philip, Haider, Donald, Rein, Irving, (1993) “Marketing Places. Attracting Investment, Industry, and Tourism to Cities, States, and Nations”, Free Press, Nova Iorque.

Kotler, Philip, Jatusripitak, Somkid, Maesincee, Suvit, (1997) “The Marketing of Nations. a Strategic Approach to Building National Wealth”, Free Press, Nova Iorque.

Lambin, Jean-Jacques, (2000), “Marketing Estratégico”, 4ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.

Lindon, D., J. Lendrevie, J. Rodrigues, P. Dionísio, (2002), “Mercator. Teoria e Prática do Marketing”, 9ª Edição, Publicações Dom Quixote, Coleção Gestão e Inovação, Lisboa.

Martins, Carlos, (2003) “Marketing Places”, Marketeer, Fevereiro, pp.41-44.

Matson, Erik W., (1994), “Can Cities Market Themselves Like Coke and Pepsi Do?”, International Journal of Public Sector Management; February, pp. 33-41. https://doi.org/10.1108/09513559410055215

Otto, Miguel Sousa, (1996), “O Marketing das Cidades”, Marketeer, Julho-Agosto, pp. 28-31.

Porter, Michael, (1995), “A Vantagem Competitiva das Cidades”, Exame, Novembro, pp. 168-199, publicado originalmente sob o titulo “The Competitive Advantage of the Inner City”, Harvard Business Review, May-Jun, pp. 55-71.

Rowe, David, McGuirk, (1999), “Drunk for Three Weeks – Sporting Success and City Image”, International Review for The Sociology of Sport, February, pp. 125-141. https://doi.org/10.1177/101269099034002003

Valls, Josep-Francesc, (1992), “La Imagen de Marca de los Paises”, McGraw-Hill.

Wheelen, Thomas l., Hunger, J. David, (1995), “Strategic Management and Business Policy”, 5ª edição, Addison Wesley.

Yin, R.K., (1994), “Case Study Research, Design an Methods”, 2ª Ed., Thousand Oaks, CA: Sage Publications Inc.