Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura

Main Article Content

Elisabeth Figueiredo
https://orcid.org/0000-0002-2165-5845
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890
Clotilde Passos
https://orcid.org/0000-0002-2924-0484
Paulo Pereira
https://orcid.org/0000-0002-3941-8274

Resumo

O presente estudo aborda o conceito de marketing relacional e tem como objetivo avaliar os seus contributos em contexto de bibliotecas universitárias. Para o efeito, realizou-se uma revisão da literatura, com base na produção científica, publicada entre 2000 e 2020, em bases de dados como B-on, Google Scholar, Business Source Complete (EBSCOhost), Scielo, Academia.edu e ainda ResearchGate. As palavras-chave utilizadas foram “marketing relacional”, “marketing de relacionamento”, “relationship marketing”, “biblioteca universitária”, “biblioteca académica”, “university library” e “academic library”. A investigação conduzida neste domínio põe em realce a importância desta nova vertente do marketing que, quando integrada nos princípios de gestão interna destas estruturas, influi no comportamento dos leitores, gera satisfação e contribui para a sua fidelização.

Palavras-chave: Marketing relacional, Comunicação, CRM, Bibliotecas universitárias

Downloads

Não há dados estatísticos.