Saúde mental dos estudantes do ensino superior e o consumo de substâncias psicoativas: revisão integrativa da literatura

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Adriana Rodrigues
Andreia Simões
Maria Pais
Magda Guerra
https://orcid.org/0000-0002-7229-0858
Mauro Coelho
https://orcid.org/0000-0001-7091-4420
Paulino Rosa
https://orcid.org/0000-0002-8103-4522
Nuno Ferreira
https://orcid.org/0000-0003-3098-1084
Providência Marinheiro
https://orcid.org/0000-0002-4362-7677

Resumo

O consumo de substâncias psicoativas é um problema crescente de saúde pública e social, levando a um impacto multidimensional negativo na saúde mental, especialmente entre os estudantes do ensino superior. Neste estudo procurou identificar-se as evidências científicas sobre a saúde mental e o consumo de substâncias psicoativas nos estudantes do ensino superior. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, após seleção de artigos em plataformas informáticas tais como: Medline/Pubmed, Cinahl, Biblioteca Virtual da Saúde, Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, com data de publicação entre 2015-2022, tendo resultado numa amostra de catorze estudos, que foram analisados de acordo com os critérios de inclusão e que apresentaram qualidade metodológica. Constatou-se que o consumo de substâncias psicoativas tem efeitos negativos na saúde mental dos estudantes do ensino superior, designadamente mudança de humor, alteração do autoconceito, autoimagem, má higiene do sono, stresse, ansiedade, sintomas depressivos e ideação suicida. Os impactos negativos do consumo de substâncias psicoativas em estudantes do ensino superior compreendem a interrupção de relações interpessoais, comportamentos de risco, perda da autoestima e maior fracasso académico, havendo uma correlação positiva entre esses distúrbios e o uso de álcool e drogas ilícitas. O consumo de substâncias psicoativas é elevado entre os estudantes do ensino superior, bem como os impactos negativos na sua saúde mental. Como tal, é importante uma abordagem multidimensional quer a nível das instituições do ensino superior, quer a nível familiar, para limitar o seu consumo e anular os efeitos deletérios na sua saúde mental.

Palavras-chave: Saúde mental, Substâncias psicoativas, Estudantes do ensino superior

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