Apesar de você, amanhã há de ser outro dia: características da automutilação entre estudantes do ensino médio

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Eliany Nazaré Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-6408-7243
Pollyanna Martins
https://orcid.org/0000-0001-5885-1949
Jacques Antonio Cavalcante Maciel
https://orcid.org/0000-0002-2293-8433
Paulo César de Almeida
https://orcid.org/0000-0002-2867-802X
Joyce Mazza Nunes Aragão
https://orcid.org/0000-0003-2865-579X
Manoelise Linhares Ferreira Gomes
https://orcid.org/0000-0003-1639-684X
Ana Beatryz dos Santos Costa
https://orcid.org/0000-0002-3816-0099
Gleisson Ferreira Lima
https://orcid.org/0000-0002-5465-2675
Sabrina da Silva França
https://orcid.org/0000-0003-1018-0159

Resumo

Objetivo: apresentar as características da automutilação em estudantes de uma escola pública no interior do estado do Ceará, Brasil. Metodologia: estudo transversal com 995 estudantes do ensino médio de uma escola pública integral. A coleta de dados foi realizada presencialmente. Utilizou-se a Escala de Comportamento de Automutilação e o teste t de Student e a Análise de Variância para comparação das variáveis de interesse. Resultados: em relação à frequência dos comportamentos de automutilação, destacaram-se morder a si próprio, cutucar um ferimento e bater em si mesmo de forma proposital. Houve associações significativas entre reforço social positivo e estado civil, com maior susceptibilidade entre solteiros (p=0,018), reforços automático e social e sexo, com maior susceptibilidade no sexo masculino (p=0,000) e entre reforços automáticos (negativo, p=0,036 e positivo, p=0,027) e social negativo (p=0,017) e a não prática de religião. Conclusão: os comportamentos de automutilação e os motivos identificados no estudo indicam a necessidade de implementar ações intersetoriais nas escolas para prevenir tais comportamentos entre a população de estudantes do ensino médio.

Palavras-chave: Saúde mental, Estudante, Ensino fundamental e médio, Comportamento autodestrutivo, Automutilação

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