Um modelo de inteligência cultural, participação social e inteligência governamental para melhorar a eficácia da contribuição local para as políticas públicas em Itália

Main Article Content

Cristiano Trindade de Angelis
http://orcid.org/0000-0002-8934-9991
Maurício Mota Saboya Pinheiro
https://orcid.org/0000-0003-2256-6462

Resumo

Hoje em dia é cada vez mais importante o engajamento da sociedade nas relações entre o Estado e o setor privado, para o aprimoramento dos programas governamentais. Um dos principais desafios dos governos ao redor do mundo é a colocação em prática de um eficaz modelo de governança compartilhada – isto é, um sistema de gestão pública que permita aos diversos atores sociais participarem ativamente dos processos de elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas. A Itália também enfrenta esse desafio, , em especial após a decisão do novo governo (setembro de 2022) de extinguir a Reforma da Administração Pública e de liderar a maior iniciativa de participação social da Itália, a Política Regional de Participação Social da Toscana - TRPP. Este artigo toma o caso italiano como uma ilustração de alguns problemas que possivelmente enfrentam os atuais modelos de governança compartilhada. A partir da motivação inicial fornecida pelo caso italiano, o artigo desenvolve, sob uma perspectiva crítica a certos modelos tradicionais da administração pública, os conceitos de gestão do conhecimento, inteligência governamental, inteligência cultural e participação social. Tais conceitos são articulados estruturalmente em um modelo, aqui chamado de CIGISP – um acrônimo para as expressões em inglês dos mencionados conceitos. Por fim, este trabalho conclui que o modelo CIGISP é útil para identificar como o aprendizado por comparação com outros valores, crenças e suposições (IC) e o uso de práticas de IG levam a uma melhor qualidade de participação social.

Palavras-chave: Corrupção, Inteligência cultural, Gestão do conhecimento, Inteligência organizacional, Participação popular

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akgün, A. E., Byrne, J. C., Lynn, G. S., & Keskin, H. (2007). Organizational unlearning in beliefs and routines in organizations. Journal of Organizational Change Management, 20(6), 794-812.

Ang, S., Van Dyne, L., Koh, C., Ng, K., Templer, K., Tay, C., & Chandrasekar, N. (2007). Cultural Intelligence: Its Measurement and Effects on Cultural Judgment and Decision Making, Cultural Adaptation and Task Performance. Management and Organization Review, 3(3), 335-371.

Bali, R.;Wickramasinghe, N. and Lehaney, B. (2009). Knowledge management primer. New York: Routledge.

Bucher, R. (2007). Building Cultural Intelligence (CQ): Nine Megaskills. Upper Saddle River, N.J: Pearson/Prentice Hall.

Bryan, F. M. (2003). Real democracy: the New England town meeting and how it works. Chicago: The University of Chicago Press.

Cajkováa, A., Jankelováb, N. and Masár, D. (2023). Knowledge management as a tool for increasing the efficiency of municipality management in Slovakia. Knowledge Management Research & Practice, vol. 21, no. 2, 292–302.

Carvalho, S. & White, H. (1997). Combining the quantitative and qualitative approaches to poverty measurement and analysis. The practice and the potential. Papers 366, World Bank - Technical Papers.

Chauvel, M. & da Silva, R. (2011). Responsabilidade social no ensino em administração: um estudo exploratório sobre a visão dos estudantes de graduação. Rev. Adm. Pública 45 (5).

Choo, C. (2002). Information management for the intelligent organization: the art of scanning the environment. Medford (NJ): Information Today, Inc.

Cohen, L., Manion, L. and Morrison, K. (2000). Research methods in education. 5th Edition, Routledge Falmer, London.

Cronquist, B. (2011). Enabling knowledge-workers commitment to organizational intelligence activities. Disponível em: http://www.file-finder.net/pdf_enabling_knowledge.html.

Coote, A.; Lenaghan, J. (2006). Citizens’ juries: theory into practice. London: Institute for Public Policy Research.

De Angelis, C. T. (2016a). The impact of national culture and knowledge management on governmental intelligence. Journal of Modelling in Management, v. 11, p. 211. Available at https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/JM2-08-2014-0069.

De Angelis, C. T. (2016b). Gestión por Inteligencias. XX Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública (CLAD). Lima, Peru. Disponible en https://kdp.amazon.com/amazon-dp-action/br/bookshelf.marketplacelink/B01AYEPRPY.

Dehhardt , J. V. (2007). The New Public Service: serving, not steering. Nuvea Youk, Londres: Shape.

De Vita, G. (2001). Learning styles, culture and inclusive instruction in the multicultural classroom: a business and management perspective. Innovations in Education and Teaching International 38(2):165-174.

Floridia, A. (2010). Idee e modelli di partecipazione. Il caso della legge toscana. In: Allegretti, U. (Ed.). Democrazia partecipativa: esperienze e prospettive in Italia e in Europa. Firenze: Firenze University Press. p. 89-108.

Fonseca, I. F. (2019). Participação como Método de Governo. Experiências Transcalares no Rio Grande do Sul, Brasil e na Toscana, Itália. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Available at http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9050.

Geertz, Clifford. (1973). The interpretation of cultures: selected essays. New York: Basic Books.

Halal, E. W.; Kull, M. D. (1998). Measuring organisational intelligence. On the Horizon, v. 5, n. 5.

Kennedy, P. (2002). Learning cultures and learning styles: myth-Understandings about adult (Hong Kong) Chinese learners. International Journal of Lifelong Education, 21, 430-445.

Kornberger, M. (2013). Disciplining the future: on studying the politics of strategy. Scandinavian Journal of Management 29(1):104–107.

Kornberger, M., & Engberg-Pedersen, A. (2021). Reading Clausewitz, reimagining the practice of strategy. Strategic Organization, 19(2), 338-350. https://doi.org/10.1177/1476127019854963.

Kummitha, R. K. R. By Crutzen, N. (2017). How do we understand smart cities? An evolutionary perspective. Cities, Volume 67, Pages 43-52, ISSN 0264-2751, https://doi.org/10.1016/j.cities.2017.04.010.

Liebowitz, J. (2001). Bullding organization intelligence knowledge management primer. Boca Raton: CRC Press.

Luisi, D. and Hämel, K. (2021). Community participation and empowerment in primary health care in Emilia-Romagna: A document analysis study. Health Policy, Elsevier, vol. 125(2), pages 177-184.

Lukensmeyer, C.; Goldman, J.; Brigham, S. (2005). A town meeting for the twenty-first century. In: Gastil, J.; Levine, P. (Eds.). The deliberative democracy handbook: strategies for effective civic engagement in the twenty-first century. San Francisco: Jossey-Bass p. 154-163.

Mackay, D. and Zundel, M. (2017). Recovering the divide: a review of strategy and tactics in business and management. International Journal of Management Reviews, 19: 175–194.

Min, H., Kim, H. J., & Agrusa, J. (2023). Serving Diverse Customers: The Impact of Cultural Intelligence on Employee Burnout, Engagement, and Job Satisfaction. Journal of Hospitality & Tourism Research, 47(3), 503–527. https://doi.org/10.1177/10963480211016031.

Misra, R. (2007). Knowledge, attitudes, and label use among college students. J Am Diet Assoc. 107(12):2130-4. doi: 10.1016/j.jada.2007.09.001.

Montesanti S. R., Abelson J., Lavis JN, Dunn JR. (2017). Enabling the participation of marginalized populations: case studies from a health service organization in Ontario, Canada. Health Promot Int. Aug 1;32(4):636-649. doi: 10.1093/heapro/dav118. PMID: 26802073.

Morin, G., Talbot, D. (2023). Cultural intelligence of expatriate workers: a systematic review. Manag Rev Q 73, 413–454. https://doi.org/10.1007/s11301-021-00245-6.

Ndiege, J.R.A. and Backhouse, J. (2023), Knowledge management in local governments in developing countries: a systematic literature review. Journal of Information and Knowledge Management Systems, Vol. 53 No. 3, pp. 450-466. https://doi.org/10.1108/VJIKMS-12-2020-0215.

Noble, H., & Heale, R. (2019). Triangulation in research, with examples. Evidence-Based Nursing, 22, 67-68.

Revel, M. et al. (Eds.) (2007). Le débat public: une expérience française de démocratie participative. Paris: Découverte.

Rockstuhl, T., Seiler, S. Ang, S.; Van Dyne, L. (2011). Beyond General Intelligence (IQ) and Emotional Intelligence (EQ): The Role of Cultural Intelligence (CQ) on Cross-Border Leadership Effectiveness in a Globalized World. Journal of Social Issues 67(4).

Rothbauer, P. (2008). Triangulation. Thousand Oaks, CAThe SAGE Encyclopedia of Qualitative Research Methods, p. 893 – 894.

Rothberg, H. and Erickson, G. (2004). From knowledge to intelligence. London: Routledge.

Schein, E. (1985). Organizational Culture and Leadership. University of Illinois at Urbana-Champaign's Academy for Entrepreneurial Leadership Historical Research Reference in Entrepreneurship, Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=1496184

Souza-Silva, J. & Davel, E. (2014). Concepções, práticas e desafios na formação do professor: examinando o caso do ensino superior de Administração no Brasil. Organ. Soc.

Staskeviciute, I.; Ciutiene, R. (2008). Processes of university organizational-intelligence: empirical research. Engineering Economics, v. 60, n. 5.

Tapscott, D., Williams, A. and Herman, D. (2008). Government 2.0: transforming government and governance for the twenty-first century. Government, Wikinomics & Democracy. New Paradigm.

Tweed R. G., & Lehman, D. R. (2002). Learning considered within a cultural context. American Psychologist , Vol, 57, No. 2, 8999.

Veiga, P. M. (2023). Municípios inteligentes e atividade empreendedora: o contexto português. Gestão E Desenvolvimento, (31), 3-31. https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2023.11841

Yalçınyiğit, S. & Aktaş, H. (2023). A Research on the Relationship of Social Intelligence and Cultural Intelligence with Leadership Styles. Istanbul Business Research, 52 (1), 107-132 . DOI: 10.26650/ibr.2023.52.947907

Yigitcanlar, T., Agdas, D. & Degirmenci, K. (2023). Artificial intelligence in local governments: perceptions of city managers on prospects, constraints and choices. AI & Soc 38, 1135–1150. https://doi.org/10.1007/s00146-022-01450-x

World Health Organization. (1978). Declaration of Alma-Ata. International Conference on Primary Health Care, Alma-Ata, USSR, 6-12.

Zhao, F. Olushola, I.; Fashola, T. I.; Olarewaju, I. (2021). Smart city research: A holistic and state-of-the-art literature review, Cities,Volume 119 103406,ISSN 0264-2751, https://doi.org/10.1016/j.cities.2021.103406.