As escolas e a autonomia – conclusões de um estudo de caso

Main Article Content

Elsa Ribeiro
Joaquim Machado
https://orcid.org/0000-0003-1875-9640

Resumo

A governação das escolas em Portugal tem hoje um "regime de autonomia, administração e gestão". Contudo, o peso do Estado centralizador e as poucas alterações entretanto ocorridas na administração das escolas portuguesas, faz da autonomia uma temática muito abordada em sede discursiva, mas com reduzida aplicação na prática. Revisitamos o percurso que as escolas tiveram de percorrer para contratualizarem a autonomia com a tutela, desde a avaliação externa até à celebração do contrato de autonomia, uma vontade contratualizada. Procedemos ao estudo empírico, com recurso a uma metodologia de investigação qualitativa, efetuámos um estudo de caso numa escola secundária, situada na zona norte, que celebrou em 2007 um contrato de autonomia, procurando compreender o impacto da governação por contrato na escola e as conceções dos atores educativos sobre autonomia contratualizada.

Palavras-chave: Escola, Centralismo, Autonomia, Contrato

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROSO, João, et al (2006). A autonomia das escolas. Textos da conferência internacional “A autonomia das escolas”. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

BRUNSSON, Nills (2006). A organização da hipocrisia – Os grupos em acção: dialogar, decidir e agir. Porto. Edições Asa.

FORMOSINHO, João; FERNANDES, António S. & MACHADO, Joaquim (2005). Administração da educação – Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Edições ASA - Colecção em Foco.

FORMOSINHO, João; FERNANDES, António S. & MACHADO, Joaquim (2007). Contratos de autonomia para o desenvolvimento das escolas portuguesas. Braga: Universidade do Minho (policopiado).

FORMOSINHO, João; FERNANDES, António S., MACHADO, Joaquim & FERREIRA, Henrique (2010). Autonomia da escola pública em Portugal. Fundação Miguel Leão.

FORMOSINHO, João; FERNANDES, António S.; FERREIRA, Henrique; MACHADO, Joaquim; VERDASCA, José & MOREIRA, Margarida E. (2009). Um ano de governação por contrato. Relatórios anuais de progresso. Braga: Universidade do Minho (policopiado).

LIMA, Licínio C. (2006). Administração da educação e autonomia das escolas. In LIMA, L. et al, A Educação em Portugal (1986-2006): alguns contributos de investigação. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação