O comprometimento organizacional como determinante da voz – um estudo de perfis

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Ana Nascimento Sabino
Albino Lopes

Resumo

Testou-se um modelo que relaciona as três componentes do comprometimento organizacional com a voz, mediada pela satisfação com o trabalho. Introduziram-se dois perfis baseados na componente normativa. Um primeiro, denominados de Dever Moral de elevada componente afetiva e normativa e um segundo com elevada componente calculativa e normativa denominado de Obrigação por Dívida (Meyer & Parfyonova, 2010). Foi testado, inicialmente, o modelo proposto. Posteriormente verificou-se em que medida é que esse modelo diferia de um perfil de Dever Moral para um perfil de Obrigação por Dívida. Os resultados revelaram que cada um dos perfis determinava modelos diferentes, pelo que demostrou-se a necessidade de se continuar a realizar estudos referentes à componente normativa. Este trabalho revelou também a importância em percecionar os diferentes tipos de vozes que emergem nestes contextos. Finalmente, invoca-se a necessidade das organizações passarem a gerir os afetos, visto a componente afetiva ter assumido um papel preponderante independentemente do perfil de comprometimento. Foram discutidas as implicações dos resultados obtidos.

Palavras-chave: Comprometimento organizacional, Perfis de comprometimento, Voz, Satisfação com o trabalho

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