Marketing social e infeção por VIH/SIDA nas pessoas com mais de 50 anos

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Ana Isabel de Almeida Ribeiro
Rui Martins
Paulo Almeida Pereira
https://orcid.org/0000-0002-3941-8274

Resumo

O Marketing Social tem como finalidade a mudança de comportamentos, o estimular da consciência social em cada indivíduo, obrigando à adoção de novos hábitos, importantes para a pessoa e para a sociedade. O seu crescimento torna-se maior e tão mais importante, quanto maior é a preocupação com os problemas sociais, como é o caso da infeção por VIH/SIDA. Este é um dos temas que mais preocupa a sociedade atual, não só pelas proporções que tem tomado ao longo do tempo, com o aumento da morbilidade, mas também por todos os custos económicos e socias gerados por ela. Estudos recentes revelam um aumento exponencial desta síndrome na população com mais de 50 anos, podendo, o marketing social, ser utilizado como estratégia para dirimir este facto. A investigação em curso teve como objetivo principal discutir e obter informação sobre a relação das duas componentes abordadas, o Marketing Social e a infeção por VIH/SIDA, nos cidadãos comuns com mais de 50 anos, tendo chegado à conclusão que os comportamentos de risco são superiores ao expectável, sendo a educação para a saúde, a consciencialização da doença e a mudança de comportamentos e atitudes as ferramentas mais eficazes para o seu controlo, conseguindo-as facilmente através do marketing social.

Palavras-chave: Marketing social, Infeção por VIH/SIDA em cidadãos com mais de 50 anos

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