A implementação da classificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúde como referência para a classificação das necessidades educativas especiais

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Anabela Teles
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890
Cristina Ferreira

Resumo

Para a inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ensino regular foram teorizadas e implementadas práticas com vista a estruturar o Programa Educativo Individual (PEI), adequando-o a cada um, dando respostas à sua singularidade. A implementação do uso da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), como referência para a classificação das NEE, surge com o Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro e adota um cariz biopsicossocial criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2004). A sua introdução na educação não tem sido pacífica, sobressaindo o debate entre especialistas e autores que alimentam o esgrimir de argumentos a favor e contra a sua utilização. Analisaremos, assim, a CIF, bem como o seu surgimento, a sua estrutura e as opiniões de alguns especialistas.

Palavras-chave: Inclusão, Necessidades Educativas Especiais, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - Crianças e Jovens

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