Desenhar e implementar um sistema de learning analytics no ensino superior

Main Article Content

Sérgio André Ferreira
https://orcid.org/0000-0003-0231-3484
António Andrade
https://orcid.org/0000-0001-8096-4720

Resumo

A utilização de plataformas tecnológicas com base de funcionamento online, com destaque para os Learning Content Management System(LCMS), tem ganho uma importância crescente nas Instituições de Ensino Superior (IES). Da atividade dos alunos e professores nestas plataformas resulta um imenso trilho de cliques, que se traduz no registo de um enorme volume de dados – Big Data – no sistema. A ideia do Learning Analytics (LA) é simples e tem associado um potencial transformativo muito elevado: o aproveitamento destes dados permite um processo de tomada de decisão mais informada, abrindo as portas a um novo modelo na gestão das IES nos campos pedagógico e da eficiência organizacional. Contudo, a abordagem à temática dos LA ainda está na infância e a operacionalização eficaz exige respostas a grandes desafios no domínio tecnológico, educacional e das políticas. O trabalho aqui apresentado insere-se neste contexto. Na Universidade Católica Portuguesa -Porto está em curso o desenvolvimento de um sistema LA alimentado com dados do LCMS institucional - Blackboard – que tem como objetivo posicionar cada unidade curricular (UC) e faculdade numa matriz de cinco níveis de integração do LCMS no processo formativo. A matriz foi construída com base em modelos internacionais e considerou-se as funcionalidades oferecidas pelo LCMS. Para dar resposta aos requisitos desta matriz, desenhou-se todo o backoffice do sistema de extração e análise de dados no LCMS. Adicionalmente, foi construída e validada uma escala que contempla as mesmas dimensões, para aferição da opinião dos estudantes sobre a integração e a importância do LCMS no seu processo de ensino e aprendizagem. Depois de concluída a construção deste LA é objetivo articular esta informação comos resultados académicos dos estudantes (Sistema de Gestão Académica) e avaliação dos docentes/ disciplinas (SIGIQ) - dando-se passos na construção de um Academic Analytics.

Palavras-chave: Learning Content Management System, Learning Analytics

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Blackboard. (2012). Blackboard Analytics -Gain a Whole New Perspective Retrieved Jul 28, 2012, from http://www.blackboard.com/platforms/analytics/overview.aspx

Brown, M. (2011). Learning Analytics: The Coming Third Wave. EDUCAUSE Learning Initiative Brief. 1-4.

Bush, V. (1945, July). As We May Think. The Atlantic, 281-286.

Dawson, S. (2009). 'Seeing' the learning community: an exploration of the development of a resource for monitoring online student networking. British Journal of Educational Technology, 41(5), 736-752. https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2009.00970.x

Desire2Learn. (2012). Desire2Learn Analytics -Desire2Learn Analytics Retrieved Jul 28, 2012, from http://www.desire2learn.com/products/analytics/

Dyson, G. (1998). Darwin Among the Machines (Kindle DX ed.): Penguin Books.

Educause. (2010). Next Generation Learning Challenges: Learner Analytics Premises. Retrieved from Educause.edu website: http://www.educause.edu/library/resources/next-generation-learning-challenges-learner-analytics-premises

Ferguson, R. (2012). The State Of Learning Analytics in 2012: A Review andFuture Challenges. Technical Report KMI-12-01. Milton Keynes, UK: Knowledge Media Institute, The Open University.

Ferreira, S. A., & Andrade, A. (2012).Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia -arquitetura e contributos para a gestão. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12, 241-272.

Google. (2013). Our history in depth Retrieved 02-04, 2013, from http://www.google.com/about/company/history/

Henschen, D., & Davenport, T. (2010, 01-04). Analytics at Work: Q&A with Tom Davenport Retrieved 03-12, 2013, from http://www.informationweek.com/software/business-intelligence/analytics-at-work-qa-with-tom-davenport/222200096

Johnson, L., Adams Becker, S., Cummins, M., Estrada, V., Freeman, A., & Ludgate, H. (2013). NMC Horizon Report: 2013 Higher Education Edition. Austin, Texas.

Johnson, L., Adams, S., & Cummins, M. (2012). Horizon Report:2012 Higher Education Edition. Texas, Austin: The New Media Consortium.

Johnson, L., Smith, L. R., Willis, H., Levine, A., &Haywood, K. (2011). The 2011 Horizon Report. Austin, Texas.

Kaczynski, D., Wood, L., & Harding, L. (2008). Using radar charts with qualitative evaluation: Techniques to assess change in blended learning. Active Learning in Higher Education, 9(1), 23-41. https://doi.org/10.1177/1469787407086743

LAK12. (2012). Learning Analytics and Knowledge -LAK2012, from http://lak12.sites.olt.ubc.ca/

Levy, D. M. (2005). To Grow in Wisdom: Vannevar Bush, Information Overload, and the Life of Leisure. Paper presented at the JCDL '05 Proceedings of the 5th ACM/IEEE, Denver, Colorado, USA. https://doi.org/10.1145/1065385.1065450

Long, P., & Siemens, G. (2011). Penetrating the fog: analycs in learning and education. Educause Review Online, (46), 31-40. Retrieved from http://net.educause.edu/ir/library/pdf/erm1151.pdf

MIT. (2011). Personas: How does the Internet see you? Retrieved 08-28,2012, from http://personas.media.mit.edu/

NMC. (2012). Horizon Project Navigator -Technology, Innovation and Education Retrieved 01-16, 2013, from http://navigator.nmc.org/project/technology-innovation-and-education

Picciano, A. G. (2012). The Evolution of Big Data and Learning Analytics in American Higher Education. Journal of Asynchronous Learning Networks, 16(3), 9-20.

Shum, S. B. (2012). Policiy Brief -Learning Analytics. Moscow, Russian Federation: UNESCO.

Siemens, G.(2011). Learning and Academic Analytics Retrieved 01-28, 2012, from http://www.learninganalytics.net/?p=131

Siemens, G., & Gasevic, D. (2012). Guest Editorial -Learning and Knowledge Analytics. Educational Technology & Society, 15(3), 1-2.

Snahe. (2008). E-learning quality: Aspects and criteria for evaluation of e-learning in higher education. Luntmakargatan.

Solar. (2012). Society for Learning Analytics Research Retrieved 01-16, 2013, from http://www.solaresearch.org/mission/about/

Sungard. (2012). SunGard Solutions Retrieved Jul 28, 2012, from http://www.sungard.com/astec

Swan, K. (2012). Introduction to the Special Issue on Learning Analytics. Journal of Asynchronous Learning Networks, 16(3), 5-7.

Technology Florida Center for Instructional -Technology Integration Matrix. (2011). from http://fcit.usf.edu/matrix/matrix.php

Wikipedia (s.d). Business intelligence. In Wikipedia. Retrieved 14 May, 2013, from http://en.wikipedia.org/wiki/Business_intelligence#cite_note-8