Supervisão pedagógica – um alicerce para a construção do saber

Main Article Content

Cheila Sá Pereira
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890

Resumo

Para ensinar a ensinar é preciso aprender a ensinar e também ao ensinar aprende-se. Todo este processo terá que ter como suporte a supervisão. A supervisão pedagógica, ao contrário do que se possa pensar, não está somente relacionada com a formação inicial dos futuros professores, mas também com a formação contínua, necessária para a evolução permanente de um profissional aprendente, que é o professor. A formação deve ser feita num ambiente de ação-reflexão, envolvendo meios como a observação, o planeamento de atividades, a comunicação e a avaliação. Em todo o processo supervisivo, promove-se a aprendizagem e o desenvolvimento humano e profissional. O objeto essencial da supervisão é a qualidade da formação e do ensino que se pratica ou praticará, não somente em contexto de sala de aula, mas abrangendo também a escola, como um desenvolvimento da qualidade organizacional e profissional dos que nela trabalham, através de uma aprendizagem que pode ser individual, mas num contexto coletivo. Através de uma estrutura ou base, utilizando um determinado modelo, cenário, estilo ou abordagem, implementa-se a supervisão e esta deverá ser vista num contexto mais abrangente –a supervisão da escola e a supervisão da formação contínua. A supervisão deverá constituir práticas críticas e autocríticas, existindo um compromisso ideológico de uma visão de educação e desenvolvimento profissional, como processos de transformação e emancipação, ao nível institucional, cultural e social. Para se ser supervisor ter-se-á que ter uma visão do que é o ensino, orientando os formandos para a construção de uma sociedade democrática.

Palavras-chave: Supervisão pedagógica, Formadores, Estagiários, Professores, Reflexão, Escola

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alarcão, I. (2009). Formação e supervisão de professores: uma nova abrangência. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 8, 119-128. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=21&p=119. Consultado em 8 de março de 2013.

Alarcão, I., & Roldão, M. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago.

Alarcão, I., & Roldão, M. (2010). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores (2ª edição). Mangualde: Edições Pedago.

Alarcão, I., & Tavares, J. (1987). Supervisão da prática pedagógica –uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina.

Alarcão, I., & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica –uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem (2ª edição). Coimbra: Livraria Almedina.

Azevedo, J. (2011). Liberdade e Políticas Públicas de Educação. Ensaio sobre um novo compromisso social pela educação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Delors, J., Al-Mufti, I., Amagi, I., Carneiro, R., Chung, F., Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., Quero, M. P., Savané, M., Singh, K., Stavenhagen, R., Suhr, M. W.& Nanzhao, Z. (1996). Educação, um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Porto: ASA.

Gonçalves, J. A. (2009). Desenvolvimento profissional e carreira docente. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 8, 23-36. Disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=21&p=119. Consultado em 22 de fevereiro de 2012.

Harris, B. (2002). Paradigmas e Parâmetros da Supervisão em Educação. In J. Oliveira-Formosinho (org.), A Supervisão na Formação de Professores II Da organização à pessoa (pp. 133-223). Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. (2002). Em direcção a um modelo ecológico de supervisão de professores. Uma investigação na formação de educadores de infância. In J. Oliveira-Formosinho (org.), A Supervisão na Formação de Professores I. Da sala à escola (pp. 94-120). Porto: Porto Editora.

Roldão, M. (2007). Formação de professores baseada na investigação e na prática reflexiva. Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida (pp. 40-50). Lisboa: Ministério da Educação.

Santiago, P. (2012). A avaliação das aprendizagens na Avaliação da Educação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação. Disponível em: http://www.cnedu.pt/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=19&key=42e04614a6964114451b5decbe892c33&subid=122-f133a91079e0e4b5de51558362a9217c〈=pt. Consultado a 19 de maio de 2012.

Santos, D. (1977). Obras Completas, volume III. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Tracy, S. J. (2002). Modelos e abordagens. In J. Oliveira-Formosinho (org.), A Supervisão na Formação de Professores. Da sala à escola (pp. 19-92). Porto: Porto Editora.

Vieira, F. (1993). Supervisão. Uma Prática Reflexiva de Formação de Professores. Porto: Edições ASA.