Observação de aulas em contexto de ADD: função classificatória ou emancipatória da classe docente?

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Paula Arnaud Dias

Resumo

Com a crescente complexidade da sociedade atual novos desafios e funções são pedidos às escolas e estas necessitam de desenvolver no seu interior modelos de supervisão colaborativa que promovam uma cultura de trabalho reflexivo e dialogante. Através desta ação e atitude estaremos a estimular o desenvolvimento da autonomia dos docentes e da organização escolar visando a construção de um ensino e de uma escola de qualidade. É dentro deste quadro de referência que surge a observação de aulas no âmbito da avaliação de desempenho (ADD) e fomos investigar de que forma o processo foi implementado e “vivido” em duas escolas onde exercemos a função de avaliadora e avaliada. Nesse sentido, foram analisadas as grelhas de observação de aulas e ouvidos os seus atores educativos (avaliadores e avaliados) relativamente ao impacto que a observação de aulas teve no seu desenvolvimento/crescimento profissional e da organização educativa no seu todo. Pretendeu-se investigar se o processo de observação de aulas, nestas duas organizações, foi monitorizado segundo um modelo de supervisão escolar reflexivo e integrado num projeto de escola ou se apenas se limitou a um mero ato administrativo, burocrático e de avaliação sumativa. Toda a investigação teve como finalidade dar resposta à questão que norteou todo o nosso trabalho: Observação de aulas em contexto de ADD: função classificatória ou emancipatória da classe docente?

Palavras-chave: Supervisão pedagógica, Supervisão escolar, Supervisão clínica, Observação de aulas, Avaliação do desempenho, Supervisor, Professor reflexivo, Dimensão formativa, Dimensão sumativa, Mudança, Escola aprendente

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