A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores

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Maria Deolinda Oliveira Silva

Resumo

Vivemos, hoje, numa sociedade de inquietação, modificações constantes e diversidade cultural. Em Portugal, recentemente, a Avaliação do Desempenho dos Docentes sofreu alterações que obrigaram a regulamentação própria. Assim, passou-se para um sistema mais complexo, onde o número de fontes e de instrumentos de avaliação aumentou, com a finalidade de se garantir, para além da promoção e progressão na carreira, o desenvolvimento profissional do docente e a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Neste contexto, a sociedade exige aos professores que façam da escola um espaço atrativo onde seja possível motivar os alunos para a aprendizagem. Estimular a melhoria do desempenho profissional impõe uma atitude de corresponsabilização entre os pares, as instituições que estes integram e o público-alvo com quem interagem no quotidiano escolar. Então, neste contexto, supervisão é, fundamentalmente, interagir, informar, questionar, sugerir, encorajar e avaliar. (Alarcão e Tavares, 2003). Assim sendo, a avaliação de desempenho docente é uma área de atual interesse. Deste modo, sentiu-se a necessidade de aprofundar esta temática, beneficiando do contato de quem lida diretamente com ela, procurando saber se concorda ou discorda desta e, perceber os motivos pelos quais os docentes se debatem e o que sugerem para que esta possa ser melhorada. Este trabalho pretende, assim, apresentar a opinião de alguns professores sobre o atual modelo da Avaliação do Desempenho Docente; Identificar pontos fortes e fracos no atual modelo de Avaliação do Desempenho Docente e conhecer a importância da observação de aulas no processo de Avaliação de Desempenho Docente. O estudo empírico decorreu num agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Como principais conclusões podemos destacar que a avaliação deve ser realizada e analisada por uma equipa especializada. Que a observação de aulas deverá constituir um processo colaborativo entre o professor e o mentor ou supervisor. Ambos devem desempenhar papéis importantes – antes, durante e após a observação, de forma a assegurar benefícios mútuos no desenvolvimento pessoal e profissional; a avaliação obriga a refletir sobre o que se faz. É fundamental destacar o facto de os professores referirem que a formação especializada em supervisão pedagógica e avaliação de desempenho docente é o mais urgente, neste momento.

Palavras-chave: Avaliação do Desempenho Docente, Supervisão pedagógica

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