Prevenir a indisciplina e melhorar o comportamento de alunos em centros escolares

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Bela Filomena Matos
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890

Resumo

Este artigo é o relato de um trabalho de investigação-ação realizado num Centro Escolar sobre o tema da indisciplina, uma das preocupações da comunidade educativa. Direcionámos a nossa lente para os comportamentos dos alunos no recreio escolar, com incidência para os dias de chuva. A indisciplina envolve atitudes e comportamentos que são considerados inadequados e inaceitáveis em relação ao momento, contexto ou expectativas. Para diminuir e/ou prevenir este fenómeno, devem ser identificadas as causas e estabelecidos programas sistemáticos de prevenção. Passa ainda pela participação de todos os agentes educativos, incluindo os alunos. Realizámos o diagnóstico a fim de refletirmos sobre o problema, fazendo uma análise dos dados recolhidos, através de observações documentais e naturais, bem como dos questionários aplicados a pessoal docente e não docente, que nos permitiram realizar uma triangulação dos dados. Foi elaborado e implementado um projeto na escola para ocupar de forma saudável os tempos livres, promovendo os valores e atitudes, a fim de minimizar e/ou prevenir os problemas de indisciplina. Pretendíamos ainda a discussão/reflexão compartilhada e a procura de soluções conjuntas. Os resultados foram positivos, com a diminuição da indisciplina e a melhoria do clima de escola, para as quais foi determinante o envolvimento da comunidade escolar e dos diferentes parceiros. Longe de ser um “receituário” com alternativas que venham a sanar o problema, o objetivo principal do projeto foi, antes de mais, promover a reflexão e análise do tema por parte dos envolvidos no processo educacional e dar início a um processo de mudança de atitudes dentro da escola.

Palavras-chave: Indisciplina, Recreio, Prevenção, Projeto, Intervenção

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