Criatividade, psycap e liderança: a visão dos profissionais das organizações de saúde

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Fernanda Nogueira
https://orcid.org/0000-0002-2129-1519
Carla Marques
http://orcid.org/0000-0003-1557-1319
Ana Sabino
Ivo Oliveira
Carlos Rouco
Ana Branca Carvalho

Resumo

Nas organizações do sector de saúde, a pesquisa sobre liderança e o seu impacto no capital psicológico e na criatividade, em qualquer tipo de contexto organizacional, é quase inexistente. Para reduzir essa lacuna, o objetivo deste texto foi identificar em que medida a percepção de uma liderança autêntica e o capital psicológico influenciam a criatividade dos profissionais de um Centro Hospitalar Português. Os dados relacionados com os conceitos de liderança, capital psicológico e criatividade foram obtidos por meio de um questionário constituído por três partes: capital psicológico positivo; liderança autêntica, e dados demográficos e funcionais, numa amostra de 61 líderes das chefias intermédias dos diversos serviços dos 22 departamentos de Centro Hospitalar, bem como de 183 colaboradores selecionados aleatoriamente pelos líderes. As respostas foram analisadas através da utilização das análises fatoriais e das equações estruturais. Os resultados obtidos confirmaram duas das três hipóteses consideradas no estudo, sugerindo a existência de uma forte relação entre a liderança autêntica e o capital psicológico, e entre este e a criatividade, não sendo explicada diretamente a criatividade pela liderança. Concluiu-se ainda que a liderança e ocapital psicológico têm, nas organizações de saúde, uma forte relação com a criatividade dos seus profissionais

Palavras-chave: Liderança autêntica, Capital psicológico, Criatividade

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