A linguagem figurativa, compreensão e expressão. Estudo comparativo: alunos de classe regular e alunos referenciados com necessidades educativas especiais

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Ana Paula Couceiro Figueira
https://orcid.org/0000-0001-5998-3046
Tiago Ferreira

Resumo

Linguagem é o principal instrumento de comunicação do Ser Humano, enquanto via de interação com os outros e consigo mesmo. A linguagem é vista como a janela do conhecimento humano, permitindo vivências e aprendizagens individuais e sociais. O presente estudo pretende contribuir para a depuração de um módulo, Linguagem Figurativa, do programa de intervenção neuropsicológica REHACOG. Foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 20 indivíduos, comparando-se alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais e alunos que frequentam turmas regulares, sem dificuldades de aprendizagem ou défices cognitivos denunciados. Os resultados demonstram que as crianças com Necessidades Educativas Especiais obtêm resultados inferiores, nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

Palavras-chave: Linguagem figurativa, REHACOG, Necessidades Educativas Especiais, Intervenção neuropsicológica

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