O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais

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Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890
Sofia Campos
https://orcid.org/0000-0002-4696-3537
Maria da Luz Coelho
Paulo Almeida Pereira
https://orcid.org/0000-0002-3941-8274

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia de natureza quantitativa, que consistiu na aplicação da Escala de Inteligência Emocional de Moreno (2012) a uma amostra constituída por 131 sujeitos: 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados obtidos apresentam os 3 diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre.

Palavras-chave: Inteligência emocional, Gestão eficaz, Gestão escolar, Liderança escolar, Escola de sucesso

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