Monitorização da qualidade em saúde: estudo da satisfação dos utentes

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Rosa Martins
Cecília Frutuoso

Resumo

Enquadramento: A satisfação dos utentes com as instituições de saúde apresenta-se na atualidade como um indicador fundamental na determinação dos aspetos a melhorar e a aperfeiçoar de forma prioritária ou seja na implementação de parâmetros contributivos para a qualidade dos serviços prestados. Por essas razões torna-se imperioso o conhecimento dos níveis e determinantes da satisfação dos utilizadores com vista à excelência dos cuidados. Objetivos: Avaliar a satisfação dos utentes de um Centro de Saúde da região Centro de Portugal e verificar associações existentes entre esta satisfação e algumas variáveis sociodemográficas, clínicas e psicossociais. Métodos: Trata-se de um estudo não experimental, transversal, descritivo correlacional, de caráter quantitativo, que envolveu 303 utentes do Centro de Saúde. Para o efeito foi utilizado um questionário que contém variáveis sociodemográficas, clínicas e psicossociais e ainda a escala “EUROPEP” para avaliar o grau de satisfação Resultados: Constatámos que a satisfação global da amostra é elevada uma vez que oscila entre um valor mínimo de 63 e um máximo de 275, correspondendo-lhe uma média de 218,92. Verificámos ainda que a dimensão com maiores níveis de satisfação (85.6%) dizem respeito à relação/comunicação, e inversamente os utentes estão mais insatisfeitos com a organização do serviço. Os utentes com maiores rendimentos mensais e que percecionam maiores benefícios nos programas de reabilitação são também aqueles que se apresentam mais satisfeitos. Conclusão: O nosso estudo reforça o paradigma de que a satisfação dos utentes com os cuidados prestados tem um caráter abrangente e multidimensional, depende de fatores também variáveis no tempo, no espaço e nas populações, tratando-se portanto de um processo dinâmico e subjetivo em constante construção

Palavras-chave: Satisfação, Utentes, Centro de saúde, Reabilitação, Qualidade

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