A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso

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Albino Lopes
https://orcid.org/0000-0001-8836-0024
Luís Barrosa
Amélia Virgínia Fonseca
José Manuel Machado

Resumo

O debate nacional acerca da gestão dos estabelecimentos de ensino básico e secundário tem estado centrado em problemas curriculares e disciplinares sem atender a questões relevantes nos domínios da eficiência. O presente texto procura trazer para o cerne do debate a necessidade de se dispor de indicadores fiáveis e facilmente interpretáveis por um conjunto vasto de atores sociais interessados na eficiência das organizações escolares. Na ausência desta comparabilidade entre estabelecimentos escolares dificilmente se poderá escapar a uma captura do debate democrático por interesses meramente corporativos e ou pela questão ideológica, afastando deste os principais interessados, os pais e outros atores pertinentes da comunidade educativa envolvente. O estudo de caso que suporta a apresentação e interpretação de indicadores de gestão revela que a procura de indicadores de eficiência permite, por um lado, levantar questões pertinentes de eficácia subjacentes e por outro, ganhar os docentes e outros funcionários para uma tomada de consciência da importância da gestão dos recursos humanos disponíveis nestas organizações.

Palavras-chave: Gestão escolar, Balanço social, Eficiência, Eficácia

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