Cultura empresarial e "nova historia" de empresas

Main Article Content

José Amado Mendes

Resumo

A história de empresa e a cutura de empresa estão na ordem do dia. Acerca delas, publicam-se estudos e revistas especializadas, organizam-se colóquios e proferem-se conferências; fazem parte dos currículos de alguns cursos, de graduação e pós-graduação ou, pelo menos, são contempladas nos conteúdos programáticos de certas disciplinas.

Palavras-chave: Cultura empresarial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUILAR, Francis J. (1994), Managing corporate ethics. Learning from America's Ethical companies how to supercharge business performance, Nova Iorque-Oxford, Oxford University Press.

AMARO, António Rafael (1993), «A cultura organizacional e o(s) podere(es) da história na estruturação da identidade de empresa», Gestão e Desenvolvimento, 2, p. 97-115.

ARGANDONA, Antonio (1994), La ética en la empresa, col. "Punto de Vista", Madrid, Instituto de Estudios Economicos.

BASTIEN, Carlos (1996), História Empresarial - I (Relatório científico-pedagógico apresentado no âmbito de provas de agregação), Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão (policopiado).

BECKER, Gary S. (1964), Human capital. A theoretical and empirical analysis, with special reference to education, Nova Iorque, National Bureau of Economic Reasearch.

BEL TRAN, Alain e RUFFAT, Michele (1991), Culture d'entreprise et histoire, Paris, Les Éditions d'Organisation.

BLOOM, Helen et ai. (1994), L 'art du management européen (trad. do inglês). Prefácio de Bertrand Collomb, Paris, Les Éditions d'Organisation.

BOLLINGER, Daniel e HOFSTEDE, Geert (1991), Les dijJérences culturelles dans le management. Comment chaque pays gere-t-il ses hommes? Paris, Les Éditions d'Organisation.

CARON, François (1973), Histoire d'exploration d'un grand réseau. La compagnie de Chemin de Fer du Nord. /846-1937, Paris, Mouton.

CASSON, Mark (1995), The entrepreneurship. An economic theory, reimp. Vermont (EUA), Gregg Revivais.

CORTINA, Ade la (1994), Etica de la empresa. Claves para una nueva cultura empresarial, Ed. Tratta, Madrid.

DRUCKER, Peter F. (1994), As organizações sem fins lucrativos (trad. do inglês), Lisboa, Difusão Cultural.

FRAILE, Pedro (1994), «La historia economica como disciplina independente: una perspectiva historica», Juan Hernández Ancheu e José Luis García Ruiz (compiladores), Lesturas de historia empresarial, Madrid, Ed. Civitas.

FREIRE, Adriano (1995), Gestão empresarial japonesa. Liç6es para Portugal, Lisboa, Ed. Verbo.

FUMARIOLI, Marc (1991 ), L 'État culturel. Essai sur une religion moderne, Paris, Ed. de Fallois.

HAMPDEN-TURNER, Charles (1992), L 'entreprise face à ses valeurs. Cartographier les tensions et développer la synergie, Paris, Les Éditions d'Organisation.

HAYASHI, Shuiji (1988),. Culture and management in Japan, Tóquio; University of Tokyo Press.

HIMMELFARB, Gertrude (1987), The New History and the 0/d. Criticai Essays and Reappraisals, Cambridge, The Belknap Press of Harvard University Press.

HOFSTEDE, Geert (1997), Culturas e organizações. Compreender a nossa programação mental (trad. do inglês), Lisboa, Ed. Sílabo.

KOBI, Jean-Marcel e WUTHRICH, Hans (1991), Culture d'entreprise. Modes d'action, Paris, Nathan.

LAURENT, Philippe (1988), «L'entreprise ethique», Autrement, série "Mutations", n.º 100.

LOPES, Albino e RETO Luís (1990), Identidade da empresa e gestão pela cultura, Lisboa, Ed. Sílabo.

MELÉ CARNÉ, Domenec (coord.) (1994), Ética mercado y negocios. li Coloquio de Ética Empresarial y Economica, Pamplona, Ediciones Universidad de Navarra.

MENDES, José M. Amado (1992), «Cultura de empresa: uma nova dinâmica organizacional», Gestão e Desenvolvimento, l, p. 49-57.

MOREIRA, José Manuel (1996), Ética, Economia e Política, Porto, Lello & Irmãos-Editores.

MUNRO-FAURE, Malcolm e MUNRO-FAURE, Lesley (1996), The success culture. How to build an organization with vision and purpose, Londres, Pitman Publishing.

O'BRIEN, Patrick (1977), The new economic history of the railways, Londres Croom, Helm.

OLINS, Wally (1991), Corporate identity. Making business strategy visible through design, reimp., Londres, Thames and Hudson.

PEALE, Vincent (1993), O poder da gestão ética (trad. do inglês), Lisboa, Difusão Cultural.

SOMBART, Werner (1926), Le bourgeois. Contribution à l'histoire mora/e et intellectuelle de l'homme économique moderne (trad. do alemão), Paris, Payot.

SOMBART, Werner (1932), L 'apogée du capitalisme (trad. do alemão), t. 1, Paris, Payot.

WILKEN, Paul H. (1979), Entrepreneurship. A comparative and history study, New Jersey, Ablex Publishing Corporation.

WILSON, John F. (1995), British Business history, 1720-/994, Manchester, Manchester University Press.