Comunicação de responsabilidade social empresarial no setor bancário português

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Sandrina Sobral
https://orcid.org/0000-0001-5499-3472
Clotilde Passos
https://orcid.org/0000-0002-2924-0484

Resumo

Num contexto moldado pela globalização, onde as organizações são obrigadas a ajustar os seus objetivos às mudanças ambientais e sociais mais notórias e à enunciada crise de valores, a sociedade despertou para a importância da responsabilidade social empresarial (RSE). A credibilidade e reputação são essenciais na promoção de um clima de confiança, no entanto, é necessário que a informação seja amplamente comunicada. Neste sentido, o objetivo deste estudo é efetuar um levantamento da tipologia das ações de RSE comunicadas pelo setor bancário português, bem como analisar a perceção dos bancários acerca da temática. O estudo desenvolve-se segundo uma tipologia descritiva e exploratória e utiliza a metodologia de estudo de caso numa instituição bancária. Conclui-se que existe uma multiplicidade de ações divulgadas, nomeadamente ambientais, seguidas de sociais, maioritariamente destinadas à comunidade externa, amplamente conhecidas e reconhecidas pelos colaboradores. O estudo fornece informações valiosas para os profissionais do setor e estabelece bases para futuras investigações.

Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial, Comunicação organizacional, Sector bancário português

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