Utilidade da ADD: critérios para o desenvolvimento profissional e institucional

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Natália Rodrigues
Maria Martins

Resumo

Atualmente, a maioria dos especialistas em educação partilha a perspetiva de que a avaliação do desempenho docente deve constituir um meio de desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, no sentido da melhoria das práticas docentes e da ação educativa das escolas, permitindo a estas responder publicamente às exigências sociais e políticas em termos de qualidade das aprendizagens dos alunos e dos seus resultados escolares e educativos. Esta melhoria deve fazer-se a partir da implementação integrada de sistemas e modelos de avaliação de desempenho docente de qualidade. Neste artigo apresentamos alguns dos resultados de um estudo realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado na Universidade Católica Portuguesa, que teve como objetivo fundamental conhecer o modo como os docentes de três escolas secundárias de uma cidade do centro do país percecionaram o processo de avaliação do desempenho docente do biénio 2009/2011. Os dados, obtidos por aplicação de inquérito por questionário a professores dessas escolas, permitem-nos concluir que, sob o ponto de vista do desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, não se revelou um processo útil, tendo derivado para um procedimento burocrático e administrativo que não teve reflexos positivos na melhoria das suas práticas e da organização do seu trabalho.

Palavras-chave: Avaliação do Desempenho Docente, Supervisão, Desenvolvimento profissional, Desenvolvimento institucional

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