O contrato de locação financeira no direito português: elementos essenciais

Main Article Content

Raquel Tavares dos Reis

Resumo

A complexidade da locação financeira dificulta a elaboração de uma noção que cubra todos os aspectos de uma operação contratual que consubstancia uma fonte de obtenção de fundos vantajosa sobretudo para os empresários que pretendem utilizar bens de equipamento, pois que permite ir amortizando os bens com os rendimentos que se vão retirando da sua exploração. Representando uma operação de financiamento destinada a oferecer um meio de dispor de um determinado bem, locando-o em vez de o comprar, bem se compreende que o locador financeiro não assuma nenhum dos riscos inerentes ao bem locado, designadamente de perda e de deterioração, de responsabilidade por vícios e defeitos e de não realização de prestações a cargo do fornecedor. Estamos cientes que muito ficará por dizer sobre o contrato de locação financeira, não passando este artigo de uma recolha dos elementos essenciais de uma operação socialmente reconhecível que, construída por união de ingredientes próprios de várias técnicas contratuais, possui características próprias ou específicas que lhe conferem autonomia.

Palavras-chave: Origem, noção e âmbito do contrato de locação financeira, Regime legal do contrato de locação financeira, Natureza jurídica do contrato de locação financeira, Jurisprudência portuguesa sobre o contrato de locação financeira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES VARELA, João de Matos (1994), Das obrigações em geral, vol. I, Almedina, Coimbra.

CALVÃO DA SILVA, João (1999), «Locação financeira e garantia bancária», Estudos de Direito Comercial (Pareceres), Almedina, Coimbra.

CARRETA, Alessandro/ LAURENTIS, Giacomo de (1998), Manuale del leasing, EGEA, Milano.

CASSIANO DOS SANTOS (1994), «O contrato de leasing», Apontamentos de Direito Comercial II, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

CASSIANO DOS SANTOS (sem data – s/d), «Um exemplo das novas tendências do direito comercial: o contrato de locação financeira entre a origem civilística e a comercialidade», Apontamentos de Direito Comercial II, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

CORREIA DOS SANTOS (1986), Contrato de locação financeira – Instituições parabancárias, Coimbra Editora, Ld.ª, Coimbra.

DUARTE, Rui Pinto (1992), «Alguns aspectos jurídicos dos contratos não bancários de aquisição e uso de bens», Revista da Banca, n.º 22, Abril-Junho, pp. 49 e segs..

DUARTE, Rui Pinto (2000), Tipicidade e atipicidade dos contratos, Almedina, Coimbra.

DUARTE, Rui Pinto (2001), Escritos sobre leasing e factoring, Principia, S. João do Estoril, Cascais.

INVREA, Raffaele/ LONGO, Mario (1999), Leasing - legislazione, casi pratici, dottrina, giurisprudenza, Giuffrè Editore, Milano.

LEITE DE CAMPOS, Diogo Paredes (1982), «Nota sobre a admissibilidade da locação financeira restitutiva ('lease-back') no direito português», Revista da Ordem dos Advogados, ano 42, III, Set.-Dez., pp. 775 e segs..

LEITE DE CAMPOS, Diogo Paredes (1983), «A locação financeira na óptica do utente, Revista da Ordem dos Advogados, ano 43, Lisboa, pp. 319 e segs..

LEITE DE CAMPOS, Diogo Paredes (1987), «Ensaio de análise tipológica do contrato de locação financeira, Boletim da Faculdade de Direito, vol. 63, pp. 1 e segs..

LUCCHINI, Emanuele (1991), «La risoluzione del contratto di leasing finanziario», Rivista Trimestrale di Diritto e Procedura Civile, pp. 491 e segs..

MARTINEZ, Pedro Romano (1995), Contratos em especial, Universidade Católica Editora, Lisboa.

MOITINHO DE ALMEIDA, José Carlos (1973), «A locação financeira (leasing)», Boletim do Ministério da Justiça, Lisboa, n.º 231, Dez., pp. 5 e segs..

MUNHOZ, Ricardo (1997), «Contrato de leasing (locação financeira)», Revista Portuguesa de Direito de Consumo, n.º 12, Dez., Coimbra.

PESTANA DE VASCONCELOS, Duarte Vieira (1985), «A locação financeira», Revista da Ordem dos Advogados, ano 45, I, Abril, pp. 243 e segs..

PINTO MONTEIRO, António Joaquim de Matos (1985), «Cláusulas limitativas e de exclusão de responsabilidade civil», Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, supl., vol. XXVIII, Coimbra.

PINTO MONTEIRO, António Joaquim de Matos (1990), Cláusula penal e indemnização, Almedina, Coimbra.

PIZARRO, Sebastião Nóbrega/ CALIXTO, Margarida Mendes (1995), Contratos financeiros – leasing, agência, franchising, factoring, permuta, mútuo, Almedina, Coimbra.

RUOZI, Roberto e outros (1990), La tutela del consumatore di servizi finanziari, Egea, Milano.

SEGURADO LLORENTE, Juan Luis (1992), El leasing, Editorial De Vecchi, Barcelona.

SEQUEIRA DE OLIVEIRA, Pedro António (1995), A resolução do contrato de locação financeira mobiliária por incumprimento do locatário – Dissertação de Mestrado na área de Ciências Jurídico-Civilísticas apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

VALENTE, J. Rosado (1994), Locação financeira (leasing) – Aluguer de longa duração (ALD), Minerva, Coimbra.

ZENO-ZENCOVICH, Vincenzo (1985), «Il controllo giudiziale sull’equivalenza delle prestazioni nei contratti di leasing», Rivista del Diritto Commerciale e del Diritto Generale delle Obbligazioni, parte seconda, pp. 309 e segs.