Análise da motivação como catalisador da satisfação e do desempenho profissional dos docentes de Benguela/Angola

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Lúcia Chipuca
https://orcid.org/0000-0001-6800-9122

Resumo

Análise da motivação como catalisador da satisfação e do desempenho profissional de professores de Benguela/ Angola A presente investigação, tem relevância no que toca ao modelo de motivação como impulsionador da satisfação e do desempenho profissional dos docentes, ajudando-os a aperfeiçoarem as suas ações didático-pedagógicas e a motivarem-se para a atividade docente educativa, no sentido de darem um rumo adequado na qualidade de ensino das escolas secundárias em Benguela. A motivação é uma fonte de inspiração para o trabalho bem elaborado, uma vez que é a força impulsionadora de todo e qualquer trabalho do individuo enquanto ser humano e como profissional. O estudo foi realizado em três escolas pertencentes a zonas escolares diferentes, selecionadas de forma aleatória estratificada. Levanta-se o presente tema, tendo em conta a necessidade que emana das escolas em possuírem profissionais motivados para o exercício das suas atividades, ao ponto de contagiarem esta motivação aos seus alunos, criando um ambiente harmonioso e agradável que posteriormente poderá traduzir-se em satisfação laboral e aprendizagem efetiva para todos. Não existe trabalho perfeito sem motivação e satisfação no sujeito que a pratica. Assim, o propósito primordial desta investigação, centra-se na análise do papel da motivação e satisfação para o bom desempenho do profissional da educação no nível secundário. Para tal, enveredou-se por um tipo de pesquisa descritivo e com ele foram utilizados alguns procedimentos metodológicos que viabilizaram o alcance de resultados pertinentes e atuais sobre a temática em estudo.

Palavras-chave: Motivação, Catalisador, Satisfação, Desempenho profissional e docente

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