O papel do professor formador e das práticas de licenciatura sob o olhar avaliativo dos futuros professores

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Marli E. D. A. André
https://orcid.org/0000-0002-0942-4008
Patrícia Albieri Almeida
https://orcid.org/0000-0002-4081-4573
Neusa Banhara Ambrosetti
https://orcid.org/0000-0003-1710-8942
Laurizete Ferragut Passos
https://orcid.org/0000-0001-7311-3047
Giseli Barreto da Cruz
https://orcid.org/0000-0001-5581-427X
Márcia Hobold
https://orcid.org/0000-0002-4179-608X

Resumo

O presente texto discute dados de uma pesquisa que visou analisar a contribuição das práticas de licenciatura na constituição da profissionalidade dos estudantes, futuros professores. O referencial teórico inclui a perspectiva de autores como Roldão (2005, 2007), Imbernón (2001), Ramalho, Nunez e Gauthier (2004), que abordam o conceito de profissionalidade, e Zeichner (2010), que defende a aproximação entre universidade e escola. Na abordagem metodológica, recorreu-se a treze grupos de discussão, além de um questionário de caracterização dos participantes. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes que cursavam os últimos períodos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, História, Matemática e Biologia, em sete instituições de ensino superior localizadas em diferentes regiões do Brasil, no ano de 2010. Os dados destacam o papel relevante do formador na identificação dos estudantes com a docência e mostram a importância das atividades curriculares organizadas e orientadas que favorecem o conhecimento e a aproximação do aluno com a realidade escolar, tais como a participação em projetos de extensão, experiências de monitoria e atividades de iniciação científica e pesquisa.

Palavras-chave: Profissionalidade docente, Formação inicial, Professor formador

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