Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no ensino superior – um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes

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Ana Luísa C. Fernandes de Ataíde e Melo
José Matias Alves
https://orcid.org/0000-0002-9490-9957

Resumo

Este artigo sintetiza um estudo exploratório realizado na Universidade Católica – Centro Regional do Porto no ano de 2011. O estudo envolveu um grupo de docentes do Ensino Superior e pretendeu: i) conhecer a representação que os docentes do ensino superior universitário têm relativamente às suas práticas; ii) verificar se a representação das práticas é conforme ao código pedagógico proposto por Zabalza (2008) para uma docência de qualidade no Ensino Superior; iii) obter a opinião dos docentes quanto à importância de um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos propostos para um ensino de qualidade e aos aspetos relativos à vivência da profissão docente. A abordagem teórica permitiu-nos contextualizar a universidade e os desafios a que tem que responder, nomeadamente no que concerne às orientações pedagógicas que decorrem da implementação do Processo de Bolonha. Também o ofício de ser professor, no seu desenvolvimento e dimensões, foi objeto da nossa análise. O estudo empírico apresenta-se como um estudo de caso de natureza exploratória e naturalista, recorrendo a uma metodologia de base hermenêutica e a uma estatística descritiva. Feita a análise e discussão dos dados, concluímos que os docentes verbalizaram uma autoperceção positiva das práticas que desenvolvem e que se encontram alinhadas com a proposta de Miguel Zabalza para a docência no Ensino Superior.

Palavras-chave: Ensino superior, Docência universitária, Pedagogia, Práticas pedagógicas, Ensino, Aprendizagem

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