Inclusão e inovação: as atitudes dos professores do ensino regular no quadro da educação inclusiva

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Alfredo Almeida Pinto
Paulo Almeida Pereira
https://orcid.org/0000-0002-3941-8274

Resumo

Este trabalho pretende conhecer as atitudes dos professores do ensino regular face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e as variáveis que as influenciam, assim como identificar necessidades assinaladas pelos docentes para o trabalho com estes alunos em ambientes inclusivos. Foi realizado um estudo com uma amostra de 323 professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário de zonas rurais e urbanas, no litoral e interior de Portugal. Os resultados mostram que, globalmente, os professores apresentam atitudes positivas, mas evidenciando contradições, nomeadamente relativamente à inclusão da totalidade dos alunos com NEE. As variáveis demográficas – níveis de ensino, género e habilitações académicas – e a experiência de ensino a alunos com NEE não influenciam as atitudes dos professores; já o tempo de serviço apresenta alguma influência e a formação específica origina melhores atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NEE. Estas atitudes surgem positivamente associadas aos fatores de sentimento de autoeficácia, perceção de conhecimentos, apoios/recursos e colaboração com o professor de educação especial. Para melhorar a inclusão, os professores identificam como necessidades: turmas mais pequenas, mais tempo, recursos humanos, materiais e formação.

Palavras-chave: Atitudes, Inclusão, Inovação, Educação inclusiva

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