Liderança educacional em Portugal: meta-análise sobre produção científica

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Jorge Adelino Costa
https://orcid.org/0000-0002-7869-8029
Sandra Figueiredo
https://orcid.org/0000-0002-5152-4467
Patrícia Castanheira
https://orcid.org/0000-0001-8977-8502

Resumo

O estudo do fenómeno da liderança em contexto escolar tem sido objeto de grande crescimento nos últimos anos nos diversos contextos geográficos e também em Portugal. Neste sentido, desenvolveu-se um projeto de investigação com o objetivo de analisar a produção científica nacional subordinada à temática de liderança educacional. No âmbito deste projeto, foram analisados 175 documentos (25 artigos, 80 comunicações em Atas, 57 dissertações de mestrado e 13 teses de doutoramento), publicados entre 2000 e 2010 em Portugal, sobre a realidade portuguesa. Com recurso à análise de conteúdo e tendo como quadro teórico-conceptual de base a tipologia de Bush (2011), foram utilizados os seis modelos de gestão/liderança (formal, colegial, político, cultural, ambíguo e subjetivo) propostos pelo autor e discriminadas dimensões de análise para cada modelo. Os resultados permitem traçar um retrato dos modelos de liderança escolar presentes e predominantes na literatura nacional. Conclui-se pela pluralidade de formas de liderança, não obstante a identificação dos modelos formais, colegiais (particularmente a liderança transformacional) e políticos como mais representativos.

Palavras-chave: Modelos de liderança educacional, Gestão escolar, Meta-análise, Portugal

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