A figura do diretor – (des)continuidades narrativas de líderes e liderados em contexto escolar
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Resumo
No âmbito de um estudo de investigação de doutoramento, e tendo como referência o (con)texto de implementação do atual modelo de governação das escolas portuguesas, que instituiu a fi gura do Diretor, discute-se neste artigo uma liderança unipessoal, arreigada em pressupostos e indicadores de natureza gerencialista; simultaneamente, discute-se a importância dos valores, dos afetos e do entusiasmo dos atores e autores, na (re)construção de lideranças singulares. A partir dos dados das entrevistas a diretores e dos questionários a professores de quatro agrupamentos de escolas de um concelho da região centro, apresentamos narrativas de líderes e liderados, algumas reveladoras da hibridez discursiva em torno da temática da liderança escolar, outras que remetem para a importância de lideranças (con)sentidas, enquadradas na vivência de uma escola refém da burocracia, onde a ousadia, a coragem e o otimismo parecem sustentar a esperança, a utopia e o desejo de se ser uma escola mais humana e humanizada.