Formação de professores em ensino a distância. A experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Mestrado em Informática Educacional

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José Lagarto
https://orcid.org/0000-0001-6892-0805

Resumo

Este artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.

Palavras-chave: Ensino a distância, Formação profissional contínua, E-learning, Projeto de ensino a distância, Formação de professores

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