Governança, território e desenvolvimento: uma leitura das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia brasileira

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Arminda Rachel Botelho Mourão
https://orcid.org/0000-0002-1940-9477
Sílvia Cristina Conde Nogueira
https://orcid.org/0000-0001-6800-5615
José Júlio César do Nascimento Araújo
https://orcid.org/0000-0003-1045-3284
José Eurico Ramos de Souza
https://orcid.org/0000-0002-0975-4197

Resumo

Este artigo aborda a relação entre Educação e Desenvolvimento a partir da política de implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Demonstra como as categorias Governança e Território ensejam a discussão acerca do Desenvolvimento Regional, que emerge como uma das finalidades daqueles Institutos. A análise documental indica a criação de uma instituição contingenciada pelas dimensões de política social, agências de desenvolvimento local e formação de professores. Assim, Governança e Território são mediações centrais desse projeto de governo para a Educação Profissional e Tecnológica, o qual se configurou como política pública. Argumenta-se que, somente sob a lógica governamental, é possível uma instituição de educação promover o desenvolvimento local-regional. Advoga-se por movimentos reais de resistência e enfrentamento para combater discursos político- -econômicos que negam o conflito de classes sociais e concebem Desenvolvimento Regional como o crescimento econômico com redução das desigualdades sociais por meio de processos inovadores que visam reposicionar a nação na divisão internacional do trabalho.

Palavras-chave: Educação, Desenvolvimento, Governança, Território

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