O significado do “território” - no âmbito dos centros para a qualificação e o ensino profissional

Main Article Content

Isabel Sofia Fernandes Moio

Resumo

Através da revisão das principais mudanças de paradigma que se repercutem na redefinição do papel do Estado na regulação da educação, é possível descrever três modelos, registando-se a transição de uma função de controlo para uma de supervisão: Estado Educador, Estado Desenvolvimentista e Estado Regulador. Verifica-se, assim, a emergência de novas configurações nos processos de regulação e de outra estratégia de coordenação – que implica a participação segundo novas modalidades, num verdadeiro espírito de partilha e de rede –, através do conceito de “governação”. Todas estas mudanças têm reflexo no paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida, passando a predominar um modelo baseado nas competências. Uma vez que é possível desenvolver competências em contextos formais, não formais e informais, far-se-á referência aos processos não escolares de aprendizagem, salientando a importância de aprender ao longo da vida numa época caracterizada pela globalização. Com base na descentralização de poderes e responsabilidades, analisar-se-á o significado do território no contexto dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), tanto no que concerne às suas práticas e metodologia de atuação, como no que diz respeito à sua importância no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências localmente desenvolvidas por parte dos adultos.

Palavras-chave: Governação, Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, Território, Competências

Downloads

Não há dados estatísticos.