A hibridização institucional da rede federal de educação técnica e tecnológica do Brasil

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José Júlio César do Nascimento Araújo
https://orcid.org/0000-0003-1045-3284
Arminda Rachel Botelho Mourão
https://orcid.org/0000-0002-1940-9477

Resumo

O presente artigo discute o processo de expansão e redefinição dos objetivos das escolas técnicas no Brasil. O trabalho evidencia que as recentes mudanças do ensino técnico e tecnológico trazem em seu bojo parte da reforma expansionista do ensino superior público, já prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB N.º 9394/96), para desfocalizar o debate da reestruturação na universidade pública brasileira. Porém, ao realizar este processo, o governo criou uma nova modalidade de instituição – Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia (IF) com as mesmas prerrogativas de universidades, de escolas técnicas de ensino básico, de centros universitários de ensino tecnológico e unidades de formação de jovens e adultos. Conclui-se que a expansão do ensino superior para os IF e a flexibilização do modelo institucional são parte da reordenação cognitiva da força de trabalho e esfacelam a formação do trabalhador.

Palavras-chave: Reforma da educação técnica, Hibridização institucional, Políticas públicas

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