Estudar e aprender em instituições de acolhimento: o papel de variáveis individuais e contextuais

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Catarina Oliveira
Inês Rocha
Luísa Ribeiro Trigo
https://orcid.org/0000-0001-9056-7737

Resumo

A literatura recente tem apontado a existência de fragilidades, ao nível escolar e da aprendizagem, nas crianças e jovens que se encontram em situação de acolhimento institucional. O objetivo desta investigação foi analisar e compreender os processos de estudo e aprendizagem em instituições de acolhimento, de crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, examinando o papel de variáveis individuais e contextuais nos processos de autorregulação da aprendizagem. A amostra incluiu 248 jovens acolhidos em 20 lares de infância e juventude da zona norte de Portugal. Os instrumentos consistiram numa Ficha de Dados Pessoais e Académicos, no Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (Rosário et al., 2010) e numa Ficha de Caracterização da Instituição. Os resultados evidenciaram diferenças significativas na autorregulação da aprendizagem em função do género e do histórico de retenções, realçando também a importância da autoeficácia, valorização da aprendizagem e aspirações educacionais. O local e o tempo de estudo, assim como as dificuldades em estudar relatadas pelos participantes, mostraram-se relevantes nos processos de autorregulação da aprendizagem A dimensão da instituição não assumiu relevância. São discutidas as implicações destes resultados na promoção de uma melhor educação e aprendizagem nos contextos de acolhimento institucional.

Palavras-chave: Estudar, Aprender, Instituições de acolhimento, Autorregulação da aprendizagem, Variáveis individuais, Variáveis contextuais

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