As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. a perspetiva dos professores das escolas de referência

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Sara Isabel Moça Ramos
António Manuel Valente de Andrade
https://orcid.org/0000-0001-8096-4720

Resumo

Considerando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no sistema educativo e não podendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com os alunos cegos e com baixa visão, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião dos profissionais que trabalham diariamente em prol do processo educativo destes alunos com necessidades educativas especiais. Este estudo, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a perceção dos docentes que lecionam alunos com deficiência visual, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental, sobre os seus conhecimentos, práticas pedagógicas e formação na área das TIC, visando o ensino e aprendizagem dos mesmos. Os resultados revelam uma amostra confiante nas suas capacidades tecnológicas, contudo com manifestas lacunas no que diz respeito ao conhecimento e desenvoltura em algumas ferramentas e aplicações informáticas específicas para a área da deficiência visual. Uma outra constatação é o facto de a falta de formação específica ser o principal obstáculo considerado pelos docentes no que respeita a uma real integração das TIC no processo educativo destes alunos.

Palavras-chave: Deficiência visual, Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologias de apoio, Formação de professores

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