Protagonismo docente em um programa de iniciação à docência: caminhos para a inovação e mudança na educação brasileira

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João Paulo de Oliveira Paula
https://orcid.org/0000-0002-8683-7199
Larissa Carvalho Viana
https://orcid.org/0000-0001-8316-944X
Carla Patrícia Quintanilha Corrêa
https://orcid.org/0000-0001-9934-8151

Resumo

Este artigo objetiva investigar a potencialidade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em proporcionar inovação e mudança no contexto da educação brasileira, a partir da análise de suas implicações para a prática profissional de professores e voluntários que dele participam. O PIBID está voltado à valorização da formação de professores, possibilitando sua aproximação de alunos dos cursos de licenciatura do cotidiano das escolas públicas de Educação Básica, visando estimular a reflexão e observação da prática docente dentro dessas instituições. Com o auxílio de aportes teóricos, tais como Francisco Imbernón, Bernardete Gatti, Marcos Masetto, Paulo Freire e outros, busca-se apresentar a ideia de inovação no ambiente educacional para contextualizá-la no âmbito do PIBID. Para isso, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com integrantes do Programa. Os resultados indicam que o PIBID apresenta significativo potencial de inovação e mudança educacional, na medida em que possibilita o protagonismo docente na formação de professores.

Palavras-chave: PIBID, Inovação educacional, Formação docente

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