Intervenções em língua escrita: entre desafios e possibilidades do trabalho pedagógico com estudantes brasileiros

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Aline Gasparini Zacharias-Carolino
https://orcid.org/0000-0001-8927-796X
Andréia Osti
http://orcid.org/0000-0002-7605-2347

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida com estudantes brasileiros que apresentavam dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização e teve por objetivo analisar quais as contribuições de uma intervenção didática multissensorial. A proposta, com ênfase no viés fonoarticulatório, pautou-se em um trabalho voltado para a superação das dificuldades relativas à apropriação do sistema de escrita alfabética, compreensão e produção de textos. Participaram quatro alunas do 3.º ano do Ensino Fundamental da rede pública de uma cidade do interior de São Paulo, Brasil, com idade média de 9 anos. Os resultados indicam que as intervenções pedagógicas desenvolvidas trouxeram inúmeros benefícios, dado que, conforme houve a estimulação da consciência fonoarticulatória, as alunas exteriorizaram significativos avanços tanto em relação à leitura como à escrita, sinalizando maior discernimento quanto à composição sonora das palavras, correspondência grafema-fonema e regularidade na escrita, características que incidiram diretamente na apropriação do sistema de escrita alfabética, assim como na compreensão e produção de textos. Considera-se que a utilização de diferentes recursos e possibilidades didáticas advindas de propostas alternativas mostrou-se como uma possibilidade de trabalho, estando aliada ao desenvolvimento de atividades direcionadas a um número reduzido de alunos.

Palavras-chave: Alfabetização, Didática, Dificuldade de aprendizagem

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