Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa

Main Article Content

Maria Martins

Resumo

A avaliação do desempenho docente constitui uma prática social complexa e problemática, com repercussões na vida das escolas. Dos diversos modelos teóricos propostos, têm tomado terreno, a nível internacional, os que integram, complementarmente, uma dimensão formativa e desenvolvimentista e uma outra de caráter sumativo, com objetivos de diferenciação. Neste trabalho, desenvolvido no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes na Universidade Católica, é feita, em primeiro lugar, uma análise a essa problemática com base na literatura da especialidade e na produção normativa em Portugal. É também apresentada uma reflexão crítica do processo avaliativo de 2009/2011 numa escola básica dos 2º e 3º ciclos. Os dados, recolhidos através da aplicação de entrevista a três docentes dessa escola, permitem identificar algumas infidelidades em relação aos referenciais (internos e externos), mas sobretudo, um desvio substancial face aos modelos teóricos propostos pela literatura. Com base na identificação de alguns pontos menos conseguidos, e tendo como referência esses mesmos modelos, são adiantadas algumas propostas que poderão contribuir para a melhoria do processo.

Palavras-chave: Avaliação, Supervisão, Observação, Desenvolvimento profissional e organizacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alarcão, I e Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coleção Ciências da Educação e Pedagogia. Coimbra: Edições Almedina, SA.

Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Coleção Cadernos do CCAP – 3. Lisboa: Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de Professores.

Caetano, A. (2008). Avaliação de desempenho. O essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Lisboa: Livros Horizonte.

Curado, A. P. (2002). Política de avaliação de professores em Portugal: um estudo de implementação. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ministério da Ciência e da Tecnologia.

Fernandes, D. (2008). Avaliação do Desempenho Docente: Desafios, Problemas e Oportunidades. Cacém: texto Editores, Lda.

Flores, M. A. (2010). Avaliação de professores numa perspetiva internacional. Sentidos e implicações. Porto: Areal Editores.

Formosinho, J., Machado, J., Oliveira-Formosinho, J. (2010). Formação, desempenho e avaliação de professores. Mangualde: Edições Pedago.

Graça, A., Duarte, A., P., Lagartixa, C., Tching, D., Tomás, I., Almeida, J. et al. (2011). Avaliação do Desempenho Docente. Um guia para a ação. Lisboa: Lisboa Editora, S.A.

Leite, C., Pacheco, J., Moreira, E. et al. (1995). Avaliar a avaliação. Cadernos Pedagógicos. Porto: Edições ASA.

Pacheco, J., A. (2009). Para uma sustentabilidade avaliativa do professor. Revista ELO 16 – Maio de 2009, 43-49.

Ramos, C. C. (2007). A Importância da Avaliação do Desempenho de Professores. In, Atas da conferência internacional “Avaliação de Professores. Visões e realidades”, 11-16. Lisboa: Ministério da Educação-CCAP.

Reis, P. (2011). Observação de aulas e Avaliação do Desempenho Docente. Coleção Cadernos do CCAP – 2. Lisboa: Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de Professores.

Stronge, J., H. (2010). O que funciona, de facto, na avaliação de professores: breves considerações. In, Flores, Avaliação de professores numa perspetiva internacional. Sentidos e implicações, 21-43. Porto: Areal Editores.

Vieira, F. e Moreira, M., A. (2011). Supervisão e Avaliação do Desempenho Docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Coleção Cadernos do CCAP – 1. Lisboa: Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de Professores.