Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
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Resumo
A avaliação do desempenho docente constitui uma prática social complexa e problemática, com repercussões na vida das escolas. Dos diversos modelos teóricos propostos, têm tomado terreno, a nível internacional, os que integram, complementarmente, uma dimensão formativa e desenvolvimentista e uma outra de caráter sumativo, com objetivos de diferenciação. Neste trabalho, desenvolvido no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes na Universidade Católica, é feita, em primeiro lugar, uma análise a essa problemática com base na literatura da especialidade e na produção normativa em Portugal. É também apresentada uma reflexão crítica do processo avaliativo de 2009/2011 numa escola básica dos 2º e 3º ciclos. Os dados, recolhidos através da aplicação de entrevista a três docentes dessa escola, permitem identificar algumas infidelidades em relação aos referenciais (internos e externos), mas sobretudo, um desvio substancial face aos modelos teóricos propostos pela literatura. Com base na identificação de alguns pontos menos conseguidos, e tendo como referência esses mesmos modelos, são adiantadas algumas propostas que poderão contribuir para a melhoria do processo.
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