Pedagogia escolar: reprodução social do insucesso versus exigência na gestão. Um estudo de caso

Main Article Content

Albino Lopes
https://orcid.org/0000-0001-8836-0024
Luis Barrosa
https://orcid.org/0000-0002-4802-1420
Amélia Virgínia Fonseca
https://orcid.org/0000-0002-9630-4740

Resumo

A prestação de contas (accountability), nas suas diferentes facetas, por parte da instituição escolar, deveria merecer uma atenção prioritária, tendo em conta a disponibilidade atempada de dados primários fidedignos. Está em causa, nomeadamente, o estudo das correlações a estabelecer, com regularidade, com o sucesso escolar dos alunos. Neste artigo, realizado a partir de uma avaliação interna num Agrupamento de Escolas de um município da periferia da capital, é evidenciada, quer a ausência de dados, quer a dificuldade de alinhamento relativa à missão principal da instituição. A produção de dados a que se procedeu, entretanto, exigiu esforço complementar, mas permitiu conjugar conhecimento interno e validação externa na perspetiva do desenvolvimento e da melhoria. Os dados foram analisados por ano, ciclo, turma, disciplina e exames, procedimento que é complementado com a análise do sucesso/insucesso dos alunos, cruzado com fatores familiares, socioeconómicos e tecnológicos, em ordem a perceber em que medida os mesmos interferem, ou não, nos resultados escolares dos alunos. No que respeita à problematização subjacente ao processo de diagnóstico do sucesso permitiu questionar os dados acerca da tese, generalizadamente aceite, da reprodução pela escola das condições sociais dos alunos, formulada nos anos 60/70 do século XX, por Pierre Bourdieu e colaboradores. A correlação mais saliente sustenta a hipótese de causalidade interna e, em especial, a exigência do corpo docente, em contexto de sala de aula.

Palavras-chave: Prestação de contas, Reprodução social, Atribuição de causalidade, Exigência como fator de sucesso

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aghion, Ph. (2015). Repenser la croissance économique - Leçon inaugurale au Collège de France, in Le Monde Economique de 01.10.2015.

Aghion, Ph. et Roulet, A. (2011). Repenser l’État, pour une sociale démocratie de l’innovation; Paris: Le Seuil.

Attali, J. (2010). Une ambition pour 10 ans; Paris: La Documentation française.

Bastyns, C. (2014), La reproduction des inégalités sociales par l’école 50 ans de constats pour si peu d’action, in Journal de l’alpha 194 : École et analphabétisme (3e trimestre 2014)

Bédard, J., Couturier, Y., Larose, F., Lenoir, A., Potvin, L. et Terrisse, B. (2008). Étude des représentations et des indices d’opérationnalisation de l’école communautaire au regard des approches et programmes visant la collaboration école-famille-communauté mis en oeuvre au Québec; Rapport de recherche de la Faculté d’éducation, Université de Sherbrooke – Décembre, p. 1-38.

Blase, J. (1998). The micropolitics of educational change. In A. Hargreaves, A. Lieberman, M. Fullan & D. Hopkins (Eds.). The International Handbook of Educational Change; p. 544-557; Dordrecht: Kluwer.

Fernández-González, N. (2016). El papel de la inspección educativa en los procesos de cambio Héctor Monarca; in Cadernos de Pesquisa, v.46, n.159, jan./mar, p.212-233.

Gremion-Bucher, L.M. (2012) Les coulisses de l’échec scolaire: ètude sociologique de la production des décions d’orientation de l’école enfantine et primaire vers l’ensignement spécialisé. Thése de doctorat: Univ. Genève – FPSE 499 – 2012/06/20. https://doi.org/10.13097/archive-ouverte/unige:22847

Guedes, S., N., R. e Gonçalves de Carvalho, E. (2016). Ecos popperianos na metodologia econômica de Elinor Ostrom; Estud. Econ., São Paulo, vol.46, n.3, p.675-699, jul.-set. https://doi.org/10.1590/0101-416146370sne

Jeffrey, D. (2011). Souffrances des Enseignants; Les Collectifs du Cirp, Volume 2, p. 28 à 43.

Lantheaume, F. et Hélou, Ch. (2008). La souffrance des enseignants. Une sociologie pragmatique du travail enseignant; Paris: PUF.

Lawrence, P.R e Lorsch, J.W. (1967) Differentiation and Integration in Complex Organizations. Administrative Science Quarterly. 12. 1-47

Le Noan, E. et Montjotin, M. (2016). Gouverner pour Réformer: Eléments de Méthode, Paris: Éditions de La Fondation pour l’innovation politique.

Le Noan, E. et Reynié, D. (2014). Pour une complémentaire éducation: l’école des classes moyennes; Paris: Éditions de La Fondation pour l’innovation politique.

Lopes, A. (1991). Empirismo, Historicismo e Teoricismo: Bases de uma Perspectiva Sistémica da Ciência. Análise Psicológica, 2 (IX): 219-225.

Lopes, A. e Barrosa, L. (2011). A Escola Portuguesa: entre a burocracia, a gestão pela qualidade e a política de autonomia – contradições e tendências relativas à figura do diretor, pág. 137 a 155; in Mendes, A.N., Costa, J.A. e Ventura A. (Editores). A emergência do diretor da escola: questões políticas e organizacionais. Atas do VI Simpósio de Organização e Gestão Escolar 978-989-97392-2-2; Universidade de Aveiro – Theoria poiesis praxis.

Lopes, A. e Barrosa, L. Fonseca, A.V. Machado, J.M. (2017). A Importância da Gestão da Eficiência nos Agrupamentos de Escolas do Ensino Básico e Secundário: Um Estudo de Caso, pág. 195 a 217; in Gestão e Desenvolvimento nº 25. Universidade Católica Portuguesa. Viseu. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390

Masson, Ph. (2014). Retorno sobre “Os Herdeiros” de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; in Revista Linhas. Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 92-111, jul./dez. https://doi.org/10.5965/1984723815292014092

Merino, R. (2013). Las sucesivas reformas de la formación profesional en España o la paradoja entre integración y segregación escolar; in Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 21 (66). https://doi.org/10.14507/epaa.v21n66.2013

Mintzberg, H. (1986), Le Pouvoir dans les Organizationss; Paris: Les Éditions d’Organization.

Mintzberg, H. (1995), Estrutura e Dinâmica das Organizações; Lisboa: Publicações Dom Quixote. (Edição original: 1979).

Sancho, J. (coordinadora), Hernández, F., Sánchez de Serdio, A., L., Sánchez, J., A., Herraiz, F., Casablanca, S., Martínez, S., Hermosilla, P. y Ucker, L. (2007). Formadores que se forman cuando comparten lo que aprenden - Proyecto de innovación Indaga’t; in Atas del Congreso Internacional de Formación Docente. Barcelona, 5-7 de septiembre.

Thatcher, J., Ingram, N., Burke, C. & Abrahams, J. (Ed.). (2016). The Next Generation: The Development of Bourdieu's Intellectual Heritage in Contemporary UK Sociology (Sociological Futures); London: Routledge.

Veloso, L., Rufino, I. e Craveiro, D. (2012). Regulação de Procedimentos na Escola Pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal; in Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 68, p. 127-146. http://dx.doi.org/10.7458/SPP201268696