As gerações, o rio e o oceano

Main Article Content

Axel Gosseries
https://orcid.org/0000-0002-0045-8180

Resumo

Seguindo a sugestão de Jefferson, propomo-nos analisar a comparação entre nações e gerações no quadro de uma teoria filosófica de justiça e democracia, que se debruça sobre os nossos deveres para com os membros de outras gerações. Concentramo-nos em três das características comuns às relações intergeracionais, através de uma comparação com situações internacionais específicas. A primeira consiste na imobilidade temporal das pessoas além do período entre o seu nascimento e a sua morte. Esta imobilidade leva a que certos recursos específicos a certos períodos se tornem inacessíveis às gerações de outros períodos, o que pode ser relevante para certas teorias de justiça. Em seguida, apreciamos as características de enclave que cada geração possui. A transmissão intergeracional de bens depende pois da colaboração passiva e ativa das gerações de trânsito. Mostramos em que medida este aspeto é relevante para a definição das nossas obrigações de justiça intergeracional. Por fim, insistimos no carácter unidirecional da passagem do tempo – desta feita através de uma analogia com as nações ribeirinhas – e o seu efeito sobre a distribuição temporal dos custos e benefícios e das vulnerabilidades. Examinamos as suas implicações normativas possíveis para a definição de uma distribuição justa do poder entre gerações. Através das três ilustrações esperamos mostrar a pertinência desta abordagem anatómico-analógica para o entendimento daquilo que devemos às outras gerações e, em particular, às gerações futuras.

Palavras-chave: Relações entre gerações, Justiça intergeracional, Transmissibilidade temporal de bens, Consumo e transmissão extraperiódicos de bens

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barry, B. (1977), «Justice Between Generations», in P. M. S. Hacker and J. Raz (eds.), Law, Morality and Society, Oxford: Oxford University Press.

Barry, B. (1979), «Justice as Reciprocity», in E. Kamenka and A. Eh-Soon Tay (eds.), Justice, London, Edward Arnold Publishers, 1979.

Brighouse, H. & M. Fleurbaey (2008), «Democracy and Proportionality», Journal of Political Philosophy, 18(2): 137-155.

Crispini, N. (1996), La Trace. Approche de Germaine et Robert Hainard, Genève: Slatkine, 176 p.

Goodin, R. (2007), «Enfranchising All Affected Principles, and Its Alternatives», Philosophy and Public Affairs, 35(1): 40-68. https://doi.org/10.1111/j.1088-4963.2007.00098.x

Paine, Th. (1796), Agrarian Justice.

Parfit, D. (1984), Reasons and Persons, Oxford: Clarendon Press.

Rawls (1971/1999), A Theory of Justice (Rev.), Oxford: OUP, 538 p.

Vallentyne, P. & H. Steiner (eds.) (2000), Left-libertarianism and its Critics: The Contemporary Debate, Palgrave.